As aporias da categoria de "pessoa" e o uso do "impessoal" nas análises de Roberto Esposito

Revista Opinião Filosófica

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ISSN: 21781176
Editor Chefe: Agemir Bavaresco
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

As aporias da categoria de "pessoa" e o uso do "impessoal" nas análises de Roberto Esposito

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: José Roque Junges
Autor Correspondente: J. R. Jungues | [email protected]

Palavras-chave: Pessoa, Impessoal, Biopolítica, Humanidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo recolhe as análises do filósofo italiano Roberto Esposito sobre o itinerário aporético do conceito de pessoa, principalmente a sua recuperação na filosofia contemporânea pela mão dos personalistas como reação à dessubstancialização e dessubjetivação do ser humano. Explicita o caminho alternativo da categoria do impessoal a partir de Simone Weil, passando por Levinas e chegando até Foucault e Deleuze. Tendo presente essas análises, o artigo levanta a possibilidade de complementar essa categoria com a equipolência do conceito de humanidade sugerido por Morin para completar o de indivíduo, espécie e sociedade como um modo de dar conteúdo ao impessoal e servir de referência para um universalismo ético que não passa pelo sujeito transcendental.



Resumo Inglês:

The article collects the analysis of the Italian Philosopher Roberto Esposito about the apporetical itinerary of the concept of person, mainly its recuperation by the contemporary personalism philosophy as reaction to the desubstanciality and desubjectivity of the human being. Explain the alternative way of the category of impersonal coming from Simone Weil, passing across Levinas and arriving to Foucault and Deleuze. Having in mind this analysis, the article appoints the complementary of the category of impersonal with the equipollence of the concept of humanity, suggested by Morin to complement individual, species and society as a manner to give content to the impersonal and to use as reference for the ethical universalism no passing across the transcendental subject.