To be or not to be…Hollywood: a retórica identitária no cinema canadense dos anos 60
O Olho Da História
To be or not to be…Hollywood: a retórica identitária no cinema canadense dos anos 60
Autor Correspondente: D. Breder | [email protected]
Palavras-chave: Canadian movie, national identity, 60’s movies
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo analisa o discurso cinematográfico canadense dos anos 60 e um de seus supostos temas de eleição: a questão da “identidade nacionalâ€. Partindo da consideração de alguns aspectos da produção cinematográfica nativa e seus vÃnculos históricos com Hollywood, enfocam-se as principais medidas governamentais para o fomento da indústria cinematográfica, tais como a criação de órgãos públicos de produção e de leis incentivos; a relação entre a tradição documentarista – iniciada no final da década de 30 com a criação do Office national du film du Canadá – e os fundamentos estético/temáticos dos filmes de ficção dos anos 60; e a construção das personagens e de seus enredos biográficos nesses longas-metragens.
Resumo Inglês:
This article analyses the Canadian cinematographic speech of the 60’s and one of its supposed elected topics: the issue of the “national identityâ€. Starting from the consideration of some aspects of the native cinematographic production and its historical bonds with Hollywood, the main governmental measures to foment the movie industry are focused, such as the creation of public production organs and incentive legislations; the relation between the documentarist tradition, started with the creation of the Office national du film du Canada in 1939, and the esthetic/thematic fundaments of the fiction 60’s movies; and the characters’ construction and their biographic plot in those feature movies.