Breves observações acerca do fluxo econômico em MMORPGs

Revista Contemporânea

Endereço:
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, sala 10.129
/ RJ
20550-900
Site: http://www.contemporanea.uerj.br
Telefone: (21) 2334-0390
ISSN: 18060498
Editor Chefe: Denise da Costa Siqueira
Início Publicação: 30/06/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Breves observações acerca do fluxo econômico em MMORPGs

Ano: 2012 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Felippe Calazans Thomaz
Autor Correspondente: Felippe Calazans Thomaz | [email protected]

Palavras-chave: World of Warcraft, MMORPGs, economia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo discorre sobre alguns aspectos ligados à organização social
em RPGs online, mais especificamente nas interações de cunho econômico. No
caso, o jogo sob análise é World of Warcraft, que possui o maior público em seu
gênero – 12 milhões de jogadores. O recorte feito por este estudo enquadra as
transações econômicas que envolvem este universo, de que maneira a evolução
do jogador depende de seu sucesso nas empreitadas online que aceita participar
e como acontecem as interseções entre a economia do mundo físico e a do
ambiente virtual.



Resumo Inglês:

This study discusses some aspects of social organization in online RPGs, specifically
economic interactions, using as an object of analysis the game World of Warcraft,
which has the biggest audience in its category – 12 million players. The focus is on
the economic transactions in this environment and how the player’s evolution in
game depends on his success in these quick jobs. Besides it aims to observe how “real
life” economy infers in the virtual economy and, on the other hand, how virtual
goods can be turned in real money.