Clube da Esquina versus Tropicalismo: conflitos simbólicos na MPB

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Clube da Esquina versus Tropicalismo: conflitos simbólicos na MPB

Ano: 2018 | Volume: 20 | Número: 37
Autores: Sheyla Castro Diniz
Autor Correspondente: Sheyla Castro Diniz | [email protected]

Palavras-chave: Clube da Esquina; Tropicalismo; conflitos simbólicos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em 2018, o antológico álbum Clube da Esquina completou 46 anos. Seus au-tores, Milton Nascimento e Lô Borges, não imaginavam que o disco duplo lançado pela EMI-Odeon em 1972 se tornaria nome de um movimento musical, tal como a crítica jornalística e parte da crítica acadêmica trataram de assim legitimar a ampla turma de compositores, músicos e amigos reunida em torno de Milton. Uma das mais criativas e versáteis “formações culturais” atuantes na década de 1970, o Clube da Esquina ocupa hoje um lugar de destaque na MPB – para não falar do já conquistado prestígio interna-cional. Em meio aos processos que conduziram ao seu reconhecimento, um assunto geralmente ignorado pela bibliografia consistiu no fato de que o Tropicalismo foi vetor de alguns confli-tos simbólicos que, neste artigo, busco trazer à tona e problematizar.



Resumo Inglês:

The anthological double album Clube da Esquina celebrates its 46 anniversary in 2018. Its authors, Milton Nascimento and Lô Borges, never gessed that a musi-cal movement would be named after their record released by EMI-Odeon in 1972, but journalistic criticism and part of the academic criticism sought to legitimate the group of composers, musicians, and friends around Milton. One of the most creative and versatile “cultural formations” of the 1970’s, Clube da Esquina has nowadays a prominent place in MPB – not to mention the already achieved international prestige. In the midst of the processes that led to its recognition, a topic usually ignored by the literature, Tropicalismo was the vector of a number of symbolic conflictsthat I bring up and problematize in this article.