CONTRAPONTOS À NOÇÃO DE EPISTEMOLOGIA DE SARTRE

Prometeus Filosofia Em Revista

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ISSN: 2176-5960
Editor Chefe: Aldo Dinucci
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

CONTRAPONTOS À NOÇÃO DE EPISTEMOLOGIA DE SARTRE

Ano: 2011 | Volume: 4 | Número: 7
Autores: Daniel Ramos dos Santos
Autor Correspondente: Daniel Ramos dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: ontologia fenomenológica, empirismo clássico, Epistemologia Naturalizada.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto tem como objetivo, em um primeiro momento, fazer uma breve
apresentação da noção de epistemologia na obra O Ser e o Nada de Jean-Paul Sartre para, a
partir daí, colocar em evidência alguns conceitos importantes para tal noção, tais como ‘cogito
pré-reflexivo’, ‘cogito reflexivo’ e principalmente a afirmação feita por Sartre de que toda teoria
do conhecimento pressupõe uma metafísica. Em um segundo momento, serão apresentados dois
contrapontos teóricos à noção epistemológica sartreana. O primeiro contraponto será feito por
meio do empirismo clássico de Alfred Jules Ayer e o segundo por meio da noção de
Epistemologia Naturalizada tal como concebida por Willard Van Orman Quine. Neste segundo
caso o contraponto se estabelecerá tanto à noção de um cogito pré-reflexivo e reflexivo, como à
afirmação de que toda teoria do conhecimento pressupõe uma metafísica.



Resumo Inglês:

This paper aims, at first, to make a brief introduction of the notion of epistemology in
the work of Jean-Paul Sartre entitled O Ser e o Nada. Afterwards, we will highlight some
important concepts for this notion such as ‘pre-reflective cogito', ‘reflective cogito’ and
especially the statement made by Sartre that the entire theory of knowledge
presupposes Metaphysics. In a second step we shall present two counterpoints
to Sartre's epistemological notion. The first counterpoint will be carry out through the classical
empiricism of Alfred Jules Ayer, and the second will be supported by the notion of Naturalized
Epistemology as conceived by Willard Van Orman Quine. In this second case the counterpoint
will be established both to the notion of a pre-reflective and reflective cogito, as to the claim
that every theory of knowledge presupposes Metaphysics.