Criatividade e o conhecimento matemático no Íon, de Platão

Zetetiké

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ISSN: 2176-1744
Editor Chefe: Dário Fiorentini
Início Publicação: 15/09/1993
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Criatividade e o conhecimento matemático no Íon, de Platão

Ano: 2023 | Volume: 31 | Número: Não se aplica
Autores: Barbosa, Gustavo
Autor Correspondente: Gustavo Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: Criatividade, Conhecimento matemático, Platão, História

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste estudo histórico-filosófico é esclarecer a compreensão da criatividade segundo Platão, a quem é atribuída uma concepção associada à atividade poética e à inspiração divina. A principal fonte dessa noção é o diálogo Íon, em que o filósofo critica rapsodos e poetas, por não possuírem uma técnica. Entre algumas das técnicas apresentadas no Íon como contraste está a técnica aritmética, o que dirige a pesquisa à elucidação do que Platão entendia por técnica e amplia o elenco de diálogos consultados. A metodologia empregada configura-se como um hibridismo de diferentes tendências da Educação Matemática, como os estudos sobre criatividade, a história da matemática e a hermenêutica. A conclusão localiza a crítica de Platão à atividade poética no panorama do programa epistemológico de Platão, de modo a aprimorar sua interpretação.



Resumo Inglês:

The aim of this historical-philosophical study is to clarify the understanding of creativity according to Plato, whom is attributed a conception associated with poetic activity and divine inspiration.The main source of this notion is the dialogue Ion, in which the philosopher criticizes rhapsodes and poets for not having a technique. Among some of the techniques presented in Ion as contrast is the arithmetic technique. Which directs the research to the elucidation of what Plato understood by technique, and expands the list of consulted dialogues. The methodology employed is configured as a hybridism between different trends in Mathematics Education, such as studies on creativity, the history of mathematics and hermeneutics. The conclusion locates Plato’s critique of poetic activity within the framework of Plato’s epistemological program, in order to improve its interpretation.