DE NARRADOR A NARRADOR: UMA ANÁLISE ACERCA DA ADAPTAÇÃO NARRATIVA EM JOHNNY GOT HIS GUN, DE DALTON TRUMBO

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ISSN: 22379681
Editor Chefe: Osmar Moreira dos Santos
Início Publicação: 07/07/2014
Periodicidade: Semestral

DE NARRADOR A NARRADOR: UMA ANÁLISE ACERCA DA ADAPTAÇÃO NARRATIVA EM JOHNNY GOT HIS GUN, DE DALTON TRUMBO

Ano: 2017 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Paulo Henrique Raulino dos Santos, Charles Albuquerque Ponte
Autor Correspondente: Paulo Henrique Raulino dos Santos, Charles Albuquerque Ponte | [email protected]

Palavras-chave: Adaptação. Narrador. Dalton Trumbo. Johnny vai à Guerra.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A adaptação de livros para o cinema apresenta inúmeras
dificuldades, em especial como modificar o narrador verbal da
literatura para o principal narrador, visual, do cinema, a câmera. Assim,
propomos o desenvolvimento de uma análise da adaptação
cinematográfica do livro Johnny vai à guerra, roteirizado e dirigido pelo
autor do romance, Dalton Trumbo, em 1971. Para tanto, nos
embasaremos nos pressupostos teóricos de Hutcheon (2012), Stam
(2006) e Xavier (2003), com os quais traçamos um panorama histórico e
prático acerca da área, bem como Chatman (1990) e Pouillon (1974) para
a análise do narrador no filme e no livro. Apesar da diferença estética, a
adaptação cinematográfica conseguiu cumprir a tarefa de transmutar o
narrador “com” presente no livro para o narrador câmera, utilizando-se
de recursos como fotografia e construção de planos.
 



Resumo Inglês:

Adapting books to film presents many difficulties, especially
how to modify the verbal narrator from literature to the main, visual
narrator in film, the camera. Therefore, this work intends to develop an
analysis of Johnny got his gun’s adaptation, written and directed by the
author of the novel, Dalton Trumbo, in 1971. In order to do so, the
theoretical background will be provided by Hutcheon (2012), Stam
(2009) and Xavier (2003), which give a historical and practical
background about adaptation and its historical evolution, as well as
Chatman (1990) and Pouillon (1974) for the narrator analysis in the
novel and he film. Despite the aesthetic differences, the cinematic
adaptation fulfilled its task, transporting the third person narrator
“with” in the novel to the camera narrator, using cinematic resources
such as photography and plane construction.