DO CENTRO À PERIFERIA DO PODER

Anuário De Literatura

Endereço:
Pós-Graduação em Literatura - Centro de Comunicação e Expressão - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
Florianópolis / SC
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/literatura
Telefone: (48) 3721-9582
ISSN: 21757917
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

DO CENTRO À PERIFERIA DO PODER

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: Tiago Ribeiro dos Santos
Autor Correspondente: Tiago Ribeiro dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: discurso colonial, cinema, tradução cultural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As negociações que se instauram no centro e, principalmente, nas fronteiras das
formações sociais, sempre atravessadas por questões de gênero, classe, raça e
sexualidade podem ser verificadas no campo das representações artísticas em geral,
sobretudo nas filmografias que marcam a história de sujeitos diaspóricos, que fazem do
próprio trânsito um entre-lugar, marcado ora por ações de revolta e resistência, ora por
ações de total submissão. Este artigo aborda uma discussão acerca do discurso colonial
(e eurocêntrico) e de sua representação em duas narrativas cinematográficas. Nos filmes
Amélia e O Piano procura-se evidenciar os momentos de tensão e de resistência entre
culturas diferentes, a partir do conceito de Tradução Cultural na perspectiva de Homi
Bhabha.



Resumo Inglês:

Negotiations are being established in the center and especially at the borders of social
formations, where crossed by gender, class, race and sexuality is evident in the field of
artistic performances in general, especially in the filmographies that mark the history of
diasporic subjects, forming one's own transit-between place, marked either by actions of
revolt and resistance, or by shares of total submission. This article performs a discussion
of colonial discourse (and eurocentric) and its representation in two film narratives. In
the film Amelia and The Piano, seeks to highlight the moments of tension and resistance
between different cultures, from the concept of Cultural Translation in the perspective
of Homi Bhabha.