ESCULTURA CERÂMICA PÚBLICA: A RELAÇÃO PRODUTIVA ENTRE A ARTE, MUNICÍPIOS E A INDÚSTRIA

Revista Nupeart

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ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

ESCULTURA CERÂMICA PÚBLICA: A RELAÇÃO PRODUTIVA ENTRE A ARTE, MUNICÍPIOS E A INDÚSTRIA

Ano: 2017 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: Sérgio Vicente, Virgínia Fróis
Autor Correspondente: Sérgio Vicente | [email protected]

Palavras-chave: arte pública, cerâmica, indústria.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A análise de dois exemplos de escultura cerâmica monumental, concluí-das  em  1993  e  1998,  na  cidade  de  Almada,  Portugal,  respetivamente  o  Monumento ao Associativismo e à Vida, é demonstrativa dos modos de promoção e produção da cerâmica adaptada às exigências dos projetos de escultura monumental para o espaço público. Obras que foram a génese de um modelo que levou ao estabelecimento, ao longo dos últimos vinte anos,  de  fortes  ligações  entre  escultores,  universidade,  autarquias  e  os  polos  mais  importantes  da  indústria  cereâmica  portuguesa,  num  con-texto de contínua e agonizante crise na industria cerâmica. A análise da história destas duas obras é a história de um modelo de promoção de es-cultura humanista por órgãos municipais socialmente engajados, no qual a cerâmica de grande escala teve o seu protagonismo na cidade na década de 90, numa época de pujante infraestruturação urbana, contrariando a crise social-urbana de décadas anteriores.