A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL E A UNIDADE DE SUA FILOSOFIA: UMA REAVALIAÇÃO SISTEMÁTICA

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Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL E A UNIDADE DE SUA FILOSOFIA: UMA REAVALIAÇÃO SISTEMÁTICA

Ano: 2009 | Volume: 36 | Número: 115
Autores: Lorenz B. Puntel
Autor Correspondente: Lorenz B. Puntel | [email protected]

Palavras-chave: Hegel, Fenomenologia do Espírito, Perspectiva sistemática, Filosofia estrutural-sistemática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo partirá da seguinte pergunta: como explicar o fato surpreendente que desde a década de 1930 até hoje o livro de Hegel, escrito em 1807, tenha influenciado e, na verdade, fascinado um número significativo de filósofos? Uma tentativa de resposta a esta questão será dada no final do trabalho. Importante para a compreensão deste estudo é o fato que, na filosofia recente e contemporânea, o termo “sistemático” possui dois sentidos diferentes: o primeiro é o de não-histórico (= sistemático1), o segundo o de “holístico, abrangente” (= sistemático2). A expressão “perspectiva sistemática”, no título do trabalho, deve ser entendida em ambos os sentidos, mas os dois sentidos são combinados de uma forma na Parte 1 do artigo e de outra na Parte 2. A Parte 1 contém uma reavaliação não-sistemática 1 e sistemática2 da Fenomenologia no sentido de uma reinterpretação de sua arquitetônica interna e de seu lugar sistemático2 no interior do sistema filosófico hegeliano da maturidade. A Parte 2 apresenta algumas considerações, tanto negativas como positivas, a partir de uma perspectiva sistemática1+2. Negativamente, a Parte 2 mostra que, dado o objetivo do livro, seu status fenomenológico é altamente problemático sob vários aspectos, especialmente no que concerne à concepção do saber absoluto, com a qual o livro culmina, e à dimensão lógica, para a qual ele pretende preparar o caminho. A Parte 2 demonstra também, ao contrário de posições mantidas por muitos intérpretes contemporâneos, que a obra carece de coerência interna em relação tanto ao método como ao conteúdo. Positivamente, o estudo tenta mostrar que uma certa idéia fenomenológica, em um sentido algo semelhante ao de Hegel, poderia ser aceita e elaborada no contexto da filosofia sistemático-estrutural que o autor apresenta em seu livro Estrutura e ser. Um quadro referencial teórico para uma filosofia sistemática (São Leopoldo: Editora Unisinos, 2008).**



Resumo Inglês:

The essay will start by asking the question how to explain the surprising fact that from the 1930s up to the present, Hegel=s book, written in 1807, has deeply influenced and indeed has fascinated a significant number of philosophers. A tentative answer to this question will be given at the end of the lecture. Important to the essay is the fact that, within recent and contemporary philosophy, the term ‘systematic’ has two different senses: the first is that of “nonhistorical” (= systematic1), the second, that of “holistic, comprehensive” (= systematic2). The expression ‘systematic perspective,’ in the title of the lecture, is to be understood in both senses, but the two senses are combined in one way in Part 1 of the lecture, and in another way in Part 2. Part 1 contains a non-systematic1 and systematic2 reappraisal of the Phenomenology in the sense of a reinterpretation of its inner architectonic and of its systematc2 place within Hegel=s mature system of philosophy. Part 2 presents some critical negative as well as positive considerations from a systematic1+2 perspective. Negatively, Part 2 shows that given the aim[s] of the book, its phenomenological status is highly problematic in various respects, particularly concerning the conception of absolute knowing with which the book culminates and the logical dimension for which it is supposed to prepare the way. Part 2 also demonstrates, in opposition to positions held by many contemporary interpreters, that the work lacks inner coherence with respect both to method and to content. Positively, the essay attempts to show that a certain phenomenological idea in a sense somewhat similar to Hegel’s could be accepted and elaborated within the structural-systematic philosophy the author presents in his book Estrutura e ser. Um quadro referencial teórico para uma filosofia sistemática. S. Leopoldo, Brasil: Editora Unisinos, 2008).