A imagem-tempo nos filmes de arte

Parágrafo:Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM

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ISSN: 23174919
Editor Chefe: Rafael Grohmann
Início Publicação: 31/12/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

A imagem-tempo nos filmes de arte

Ano: 2013 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: S. C. A. Marques
Autor Correspondente: S. C. A. Marques | [email protected]

Palavras-chave: Marco Ferreri, Luis Buñuel, Bernardo Bertolucci, cinema de arte; imagem-tempo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O atual artigo pretende estabelecer as relações existentes entre os filmes A comilança ( 1973) , de Marco Ferreri; A bela da tarde (1967) , de Luis Buñuel e Último tango em Paris ( 1972) , de Bernardo Bertolucci , utilizando como suporte teórico o pensamento deleuziano e seus conceitos de imagem-tempo, imagem-cristal, entre outros. Por meio da congruência entre elementos estéticos e temáticos dos filmes citados acima , as questões do mistério; do paradoxo; da fluidez do tempo e da potência do falso serão apresentadas e analisadas. Por meio da análise conjunta dos três filmes , pretende-se demonstrar o poder do cinema de arte no que diz respeito à fomentação do pensamento.