INCLUSÃO DE LIBRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Revista 2022 (março)

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ISSN: 2596-3309
Editor Chefe: Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 31/03/2022
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

INCLUSÃO DE LIBRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ano: 2022 | Volume: 4 | Número: 3
Autores: CRISTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
Autor Correspondente: CRISTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Artes; Libras; Surdos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste estudo, foi verificar se a língua denominada “Libras” nascida da necessidade de uma linguagem própria dos surdos, com seus próprios sinais, seus próprios meios de comunicação, deve ter suas regras. A pesquisa bibliográfica e metodológica foi adotada com ênfase qualitativa e descritiva por meio de livros, artigos e periódicos que tratam sobre o assunto, possibilitando o diálogo entre os autores tratados, os quais são os mais renomados no assunto. Com o resultado da pesquisa foi possível concluir que o aluno tem o conhecimento em Libras na medida em que começa a ter familiaridade com a matéria, tendo que o trabalho é lento, visto que, durante as aulas, sempre existe o paralelo com a língua de sinais. O professor tem por objetivo mostrar os temas por meio de estratégias, diante de textos em que os alunos, em contato com os conceitos, a leitura, a escrita, conseguem apreender com mais facilidade por meio dessas estratégias. No caso do ensino de artes para o aluno surdo não é diferente, tudo deve ser muito visual e adaptado para a linguagem de sinais. Deve-se estimular a criatividade e a participação do aluno, gerando movimento corporal e expressão gestual. O material apropriado para tratar dessas estratégias faz-se necessário quando se volta exclusivamente para os surdos, por meio de leituras especificamente visuais.



Resumo Inglês:

The objective of this study was to verify if the language called "Libras" born from the need
of a language proper to the deaf, with their own signs, their own means
communication, must have its rules. The bibliographic and methodological research was adopted
with qualitative and descriptive emphasis through books, articles and periodicals that deal with the subject,
enabling dialogue between the authors treated, which are the most renowned on the subject. With
the result of the research it was possible to conclude that the student has knowledge in Libras to the extent
in which he begins to have familiarity with the subject, considering that the work is slow, since, during
classes, there is always a parallel with sign language. The teacher aims to show the
themes through strategies, in front of texts in which students, in contact with the concepts,
reading, writing, can learn more easily through these strategies. In case
teaching the arts to the deaf student is no different, everything must be very visual and adapted to the
sign language. The creativity and participation of the student must be stimulated, generating movement
body and gestural expression. Appropriate material to address these strategies is necessary
when it turns exclusively to the deaf, through specifically visual readings.



Resumo Espanhol:

El objetivo de este estudio fue verificar si el lenguaje denominado "Libras" nace de la necesidad
de un lenguaje propio de los sordos, con sus propios signos, sus propios medios
comunicación, debe tener sus reglas. La investigación bibliográfica y metodológica fue adoptada
con énfasis cualitativo y descriptivo a través de libros, artículos y publicaciones periódicas que tratan el tema,
posibilitando el diálogo entre los autores tratados, que son los más destacados en el tema. Con
el resultado de la investigación se pudo concluir que el estudiante tiene conocimiento en Libras en la medida
en el que comienza a familiarizarse con el tema, considerando que el trabajo es lento, ya que durante
clases, siempre hay un paralelo con el lenguaje de señas. El docente tiene como objetivo mostrar la
temas a través de estrategias, frente a textos en los que los estudiantes, en contacto con los conceptos,
leer, escribir, pueden aprender más fácilmente a través de estas estrategias. En el caso
enseñar las artes al estudiante sordo no es diferente, todo debe ser muy visual y adaptado a la
lenguaje de señas. Se debe estimular la creatividad y participación del alumno, generando movimiento.
expresión corporal y gestual. Es necesario material apropiado para abordar estas estrategias.
cuando se dirige exclusivamente a sordos, a través de lecturas específicamente visuales.



Resumo Francês:

L'objectif de cette étude était de vérifier si le langage dit "Balance" né du besoin
d'un langage propre aux sourds, avec leurs propres signes, leurs propres moyens
communication, doit avoir ses règles. La recherche bibliographique et méthodologique a été adoptée
avec un accent qualitatif et descriptif à travers des livres, des articles et des périodiques qui traitent du sujet,
permettant le dialogue entre les auteurs traités, qui sont les plus réputés sur le sujet. Avec
le résultat de la recherche, il a été possible de conclure que l'étudiant a des connaissances en Balance dans la mesure où
dans lequel il commence à se familiariser avec le sujet, considérant que le travail est lent, puisque, pendant
classes, il y a toujours un parallèle avec la langue des signes. L'enseignant vise à montrer les
thématiques à travers des stratégies, devant des textes dans lesquels les élèves, au contact des concepts,
lecture, écriture, peuvent apprendre plus facilement grâce à ces stratégies. Au cas où
enseigner les arts à l'élève sourd n'est pas différent, tout doit être très visuel et adapté au
langage des signes. La créativité et la participation de l'élève doivent être stimulées, générant du mouvement
expression corporelle et gestuelle. Un matériel approprié pour aborder ces stratégies est nécessaire
lorsqu'elle s'adresse exclusivement aux sourds, par des lectures spécifiquement visuelles.



Resumo Alemão:

Das Ziel dieser Studie war es zu überprüfen, ob die Sprache namens „Libras“ aus der Not geboren wurde
einer Sprache, die den Gehörlosen eigen ist, mit ihren eigenen Zeichen, ihren eigenen Mitteln
Kommunikation muss ihre Regeln haben. Die bibliographische und methodische Recherche wurde übernommen
mit qualitativem und beschreibendem Schwerpunkt durch Bücher, Artikel und Zeitschriften, die sich mit dem Thema befassen,
einen Dialog zwischen den behandelten Autoren ermöglichen, die zu den renommiertesten zu diesem Thema gehören. Mit
Als Ergebnis der Recherche konnte geschlussfolgert werden, dass der Student über Kenntnisse in Libras in dem Umfang verfügt
in dem er beginnt, sich mit dem Thema vertraut zu machen, wenn man bedenkt, dass die Arbeit langsam ist, da, während
Klassen gibt es immer eine Parallele zur Gebärdensprache. Der Lehrer will das zeigen
Themen durch Strategien, vor Texten, in denen Studenten, in Kontakt mit den Konzepten,
Lesen, Schreiben, können durch diese Strategien leichter lernen. Im Falle
Der Kunstunterricht für gehörlose Schüler ist nicht anders, alles muss sehr visuell und an die angepasst sein
Zeichensprache. Die Kreativität und Beteiligung des Schülers muss angeregt werden, um Bewegung zu erzeugen
Körper und Gestik. Geeignetes Material zur Behandlung dieser Strategien ist erforderlich
wenn es sich ausschließlich an Gehörlose wendet, durch spezifisch visuelle Lesarten.



Resumo Italiano

L'obiettivo di questo studio era verificare se il linguaggio chiamato "Bilancia" nascesse dall'esigenza
di una lingua propria dei sordi, con i propri segni, i propri mezzi
comunicazione, deve avere le sue regole. La ricerca bibliografica e metodologica è stata adottata
con enfasi qualitativa e descrittiva attraverso libri, articoli e periodici che trattano l'argomento,
consentendo il dialogo tra gli autori trattati, che sono i più rinomati in materia. Insieme a
il risultato della ricerca è stato possibile concludere che lo studente ha conoscenze in Bilancia nella misura
in cui inizia a prendere dimestichezza con l'argomento, considerando che il lavoro è lento, poiché, durante
classi, c'è sempre un parallelo con la lingua dei segni. L'insegnante si propone di mostrare il
temi attraverso strategie, davanti a testi in cui gli studenti, a contatto con i concetti,
leggere, scrivere, possono imparare più facilmente attraverso queste strategie. Nel caso
insegnare le arti agli studenti sordi non è diverso, tutto deve essere molto visivo e adattato al
linguaggio dei segni. La creatività e la partecipazione dello studente deve essere stimolata, generando movimento
corpo ed espressione gestuale. È necessario materiale appropriato per affrontare queste strategie
quando si rivolge esclusivamente ai sordi, attraverso letture specificamente visive.