Interações analógico e digital móvel na mídia impressa: camadas informacionais na narrativa com QR Code, Aurasma e Realidade Aumentada

Rizoma

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ISSN: 2318-406X
Editor Chefe: Demétrio Azeredo
Início Publicação: 31/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Interações analógico e digital móvel na mídia impressa: camadas informacionais na narrativa com QR Code, Aurasma e Realidade Aumentada

Ano: 2013 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Fernando Firmino da Silva, Adriana Alves Rodrigues
Autor Correspondente: Fernando Firmino da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Jornalismo impresso, tecnologias móveis, QR Code, narrativas transmidiáticas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute a adoção de inovações no jornalismo impresso como QR Code, Aurasma, Realidade Aumentada, 3D como processos de complexificação das narrativas e das estratégias construídas como modelo de negócios nas organizações jornalísticas a partir das apropriações das tecnologias móveis digitais. As camadas informacionais (interativas, multimídia, metadados) oriundas desses recursos compartilham da noção defendida por McLuhan (2005) de que os meios se refletem um no outro, reinventam-se. A abordagem centra-se na análise dessas interações analógico-digital e de natureza móvel partindo da observação de que o jornalismo impresso procura introduzir nos seus projetos gráficos essa perspectiva visando modernizar se para “fisgar” ou manter os leitores através da conexão entre plataformas
com o incremento às narrativas de recursos dinâmicos que vão além do próprio suporte, como nos casos em debate.



Resumo Inglês:

This article discusses the adoption of innovations in print journalism, such as QR Code, Aurasma, Augmented Reality and 3D as complexifi cation processes for narratives and strategies constructed as a business model in journalism organizations by appropriating mobile digital technologies. The informational layers (interactive, multimedia and metadata) originating from these resources share in the idea defended by McLuhan (2005) that the forms are refl ected in each other, reinventing themselves. The approach is centered on an analysis of these analogical-digital and mobile interactions, setting off from the observation that print journalism is seeking to introduce this perspective in its graphic projects, with a view to modernizing and in order to “hook” or keep readers through a connection between platforms with increased dynamic resource narratives which go beyond the support itself, as in the cases under discussion.