Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso
Odisseia
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso
Autor Correspondente: Andre Cordeiro dos Santos | [email protected]
Palavras-chave: discurso ficcional, marcas dialógicas-ideológicas, carnavalização, O primeiro mentiroso.
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Resumo Português:
Tomando parte dos estudos da linguagem ficcional e de como esta reflete e refrata a realidade, neste artigo, propomos estudar os modos pelos quais o filme O primeiro mentiroso, de Ricky Gervais e Matthew Robinson, reflete e refrata as relações sociais, por meio do discurso sobre a mentira. Para tanto, partimos dos escritos do Círculo de Bakhtin e procedemos à análise de excertos-dizeres do filme – característicos dos momentos nos quais o discurso sobre a mentira se evidencia. Acreditamos ser importante analisar a construção ficcional de realidades outras para evidenciar as relações dialógicas entre dizeres e, por conseguinte, evidenciar também que a linguagem é social em todas as suas esferas de atividade. Por meio da análise foi possível observar que o filme, por ser um acontecimento estético, tende a carnavalizar as relações sociais e, por meio desse processo de carnavalização, diferentes discursos sobre a mentira se evidenciam.