Musicares cinematográficos em Moçambique: lições do passado revolucionário e modelos para o futuro decolonial

Proa

Endereço:
Rua Sérgio Buarque de Holanda - 421 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-859
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa
Telefone: (19) 3521-1612
ISSN: 2175-6015
Editor Chefe: Christiano Key Tambascia
Início Publicação: 01/11/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Musicares cinematográficos em Moçambique: lições do passado revolucionário e modelos para o futuro decolonial

Ano: 2023 | Volume: 13 | Número: Não se aplica
Autores: Boswall, Karen
Autor Correspondente: Karen Boswall | [email protected]

Palavras-chave: Moçambique, Cinema, Musicar local, Decolonial, Multimodal

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Após a independência de Moçambique de Portugal em 1975, tanto a música quanto o cinema foram vistos como ferramentas essenciais na construção revolucionária de uma identidade nacional nova e unificada. Um Instituto Nacional de Cinema foi criado para produzir e distribuir filmes em todo o país e, em um país com 43 idiomas diferentes e altos níveis de analfabetismo, descobriu-se que os filmes musicais eram eficazes para transcender as barreiras culturais e linguísticas da nação dividida colonialmente. Um filme que exemplifica a importância dos filmes musicais nessa época é a odisseia musical etnográfica e reflexiva Sing My Brother - Help Me to Sing (CANTA, 1981). Este artigo multimodal se concentra em uma cena desse filme em que um homem e uma mulher tocam música juntos no norte de Moçambique para refletir sobre como a música comunitária por meio do filme contribuiu para a transmissão de conhecimento na época e como, quarenta anos depois, 30 jovens moçambicanos produziram sua resposta multimodal, feminista, musical e igualmente decolonial.



Resumo Inglês:

Following Mozambique’s independence from Portugal in 1975, both music and cine-ma were seen as essential tools in the revolutionary construction of a new and unified national identity. A National Film Institute was created to produce and distribute films throughout the country, and in a country with 43 different languages and high levels of non-literacy, it was found that musical films were effective at transcending the cultural and linguistic barriers of the colonially divided nation. One film that exemplifies the importance of musical films at this time, is the ethnographic and reflexive musical odyssey Sing My Brother — Help Me to Sing (CANTA, 1981). This multi-modal paper focuses on a scene in this film where a man and a wo-man play music together in northern Mozambique to reflect on how community musicking through film contributed to the passing of knowledge then, and how forty years later 30 young Mozambicans produced their multimodal, feminist, musical and equally decolonial response.



Resumo Espanhol:

Tras la independencia de Mozambique de Portugal en 1975, tanto la música como el cine se consideraron herramientas esenciales en la construcción revolucionaria de una identidad nacional nueva y unificada. Se creó un Instituto Nacional de Cinematografía para producir y distribuir películas por todo el país, y en un país con 43 lenguas diferentes y altos niveles de analfabetismo, se descubrió que las películas musicales eran eficaces para trascender las barreras culturales y lingüísticas de la nación dividida colonialmente. Una película que ejemplifica la importancia del cine musical en esta época es la odisea musical etnográfica y reflexiva Canta mi hermano - Ayúdame a cantar (CANTA, 1981). Este artículo multimodal se centra en una escena de esta película en la que un hombre y una mujer tocan música juntos en el norte de Mozambique para reflexionar sobre cómo la música comunitaria a través del cine contribuyó entonces a la transmisión de conocimientos, y cómo cuarenta años después 30 jóvenes mozambiqueños produjeron su respuesta multimodal, feminista, musical e igualmente decolonial.