O Lúdico em tempos de (des)esperanças

Revista Nupeart

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Ceart - Itacorubi
Florianópolis / SC
88035-001
Site: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/index
Telefone: (48) 3664-7971
ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O Lúdico em tempos de (des)esperanças

Ano: 2020 | Volume: 24 | Número: 2
Autores: Jonathan Aguiar
Autor Correspondente: Jonathan Aguiar | [email protected]

Palavras-chave: criatividade, brincar, lúdico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto baseia-se em uma roda de conversa, intitulada: “Imaginação e Lúdico”, realizada no I Ciclo de Conversa da Brinquedoteca Pedagoginga, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) de modo virtual. Desse modo, apresenta-se um breve relato de experiência que busca contribuir para construção de conhecimento e ampliação do debate sobre a importância do brincar e das atividades lúdicas-criadoras na decorrência de um período de pandemia e pós-pandemia. Após a reflexão das ideias de Lauand (2006), Vigotski (2014) sobre lúdico e criatividade, concluímos que diante do brincar abrimos novas janelas para se aprender a conviver, acolher o outro e viver saudavelmente entre o riso e o choro. O lúdico significa ação e sua dimensão torna potência quando recriamos, elaboramos novos mundos a nossa volta recuperando as experiências que vivemos.



Resumo Inglês:

This  text  is  based  on  a  conversation  circle,  entitled:  “Imagi-nation  and  Playfulness”,  held  in  the  1st  Conversation  Cycle of  the  Pedagoginga  Toy  Library,  of  the  Universidade  Federal  Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) in a virtual way. Thus, a brief experience  report  is  presented  that  seeks  to  contribute  to  building knowledge and expanding the debate on the impor-tance of playing and recreational-creative activities as a result of  a  pandemic  and  post-pandemic  period.  However,  after  reflecting  on  the  ideas  of  Lauand  (2006),  Vigotski  (2014)  on playfulness  and  creativity,  we  conclude  that  when  playing,  we  open  new  windows  to  learn  to  live  together,  welcome  others  and  live  healthily  between  laughter  and  crying.  The  playful means action and its dimension becomes power when we recreate, we create new worlds around us recovering the experiences we live.