O LOUVA-A-DEUS SURREALISTA E OS FANTASMAS DA IMAGEM

Anuário De Literatura

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Pós-Graduação em Literatura - Centro de Comunicação e Expressão - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
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ISSN: 21757917
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Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O LOUVA-A-DEUS SURREALISTA E OS FANTASMAS DA IMAGEM

Ano: 2010 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: André Luiz do Amaral
Autor Correspondente: André Luiz do Amaral | [email protected]

Palavras-chave: surrealismo, montagem, salvador dalí, angelus de millet, fantasma

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Por volta de 1930, o louva-a-deus foi amplamente representado e descrito por escritores, escultores e pintores ligados ao movimento surrealista. As representações desse inseto entre os surrealistas reivindicam a montagem como condição de sobrevivência. O clímax desse procedimento é a análise paranóico-crítica de Salvador Dalí sobre o Angelus de Millet, a qual dá à mitologia do louva-a-deus um efeito de movimento e totalidade. O louva-a-deus emerge, na arte surrealista, da série de representações, como um fantasma da imagem.



Resumo Inglês:

About 1930, the praying mantis was widely represented and described by writers, sculptors and painters connected to surrealist movement. Representations of this insect among surrealists vindicate montage as condition to survive. The climax of this procedure is Salvador Dali‘s paranoic-critic analysis on Millet‘s Angelus, which gives to praying mantis mythology an effect of movement and totality. The praying mantis emerges, in surrealist art, from the series of representations, as a phantom of the image.