O museu é uma fábrica?

Revista Poiésis: Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes

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Telefone: (21) 2629-9672
ISSN: 2177-8566
Editor Chefe: Luiz Sérgio de Oliveira
Início Publicação: 01/12/2000
Periodicidade: Semestral

O museu é uma fábrica?

Ano: 2016 | Volume: 17 | Número: 28
Autores: Hito Steyerl (Tradução: Beatriz Pimenta Velloso e Alberto Harres)
Autor Correspondente: Beatriz Pimenta Velloso | [email protected]

Palavras-chave: Third Cinema, neocolonialismo, América Latina

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em 1968, o filme La hora de los Hornos, exibido especificamente em fábricas de forma clandestina, foi um manifesto de grande repercussão do Terceiro Cinema contra o neocolonialismo na América Latina. Nas fábricas, a cada nova exibição, era pendurado um banner que tinha impresso o seguinte texto: “Todo espectador é um covarde ou um traidor”. Sessões de cinema cuja principal intenção era quebrar as distinções entre cineasta e público, autor e produtor, para assim criar uma esfera de ação politica. Hoje, filmes políticos não são mais exibidos nas fábricas. Eles são mostrados no museu ou na galeria – no espaço da arte. Ou mesmo, em qualquer tipo de cubo branco . Como isso aconteceu?



Resumo Inglês:

In 1968, the film La hora de los Hornos, shown specifically in factories clandestinely, was a manifesto of great repercussion of the Third Cinema against the neo-colonialism in Latin America. In the factories, with each new exhibition, a banner was hung that had printed the following text: "Every spectator is a coward or a traitor". Cinema sessions whose main intention was to break the distinctions between filmmaker and public, author and producer, in order to create a sphere of political action. Today, political films are no longer screened in factories. They are shown in the museum or in the gallery - in the art space. Or even in any kind of white cube. How did this happen?