O que é roubar um banco comparado com fundá-lo? - De Brecht a Piglia

Rascunhos Culturais

Endereço:
Av. Marcio Lima Nantes, s/n, Estrada do Pantanal
Coxim / MS
79400000
Site: http://www.cpcx.ufms.br/sites/revistarascunhos/
Telefone: (67) 3291-0203
ISSN: 21773424
Editor Chefe: Geovana Quinalha de Oliveira
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O que é roubar um banco comparado com fundá-lo? - De Brecht a Piglia

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Isis Milreu
Autor Correspondente: Geovana Quinalha de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Ricardo Piglia, Bertold Brecht, Plata quemada, intertextualidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho aborda o diálogo intertextual entre as obras de Ricardo Piglia e Bertold Brecht, partindo da epígrafe que abre o livro Plata quemada: “O que é roubar um banco comparado com fundá-lo?”, a qual apareceu inicialmente na peça brechtiniana A ópera dos três vinténs. Ao iniciar o seu texto com uma referência a Brecht, Piglia homenageia o escritor alemão, além de demonstrar que deseja que seu romance seja lido a partir da obra deste autor. Partindo deste ponto de vista, analisamos, neste artigo, as relações dialógicas entre os dois escritores presentes, principalmente, em Plata quemada e A ópera dos três vinténs. Acreditamos que a referência a Brecht possibilita uma leitura social do citado romance de Piglia.



Resumo Espanhol:

Este trabajo representa el dialogo intertextual entre las obras de Ricardo Piglia y Bertold Brecht, por intermedio de la epígrafe que abre el libro Plata quemada: “Qué es robar un banco comparado con fundarlo?”, la cual surgió inicialmente en la pieza brechtiniana La opera de los tres céntimos. Al empezar su texto con una referencia a Brecht, Piglia haz un homenaje al escritor alemán, además de mostrar que desea que su novela sea leída a partir de la obra de este autor. Desde este punto de vista, analizamos, en este artículo, las relaciones dialógicas entre los dos escritores presentes, principalmente, en Plata quemada y La opera de los tres céntimos. Pensamos que la referencia a Brecht posibilita una lectura social de la citada novela de Piglia.