O Quinteto Armorial e sua relação com a modernidade brasileira (1974-1980)

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O Quinteto Armorial e sua relação com a modernidade brasileira (1974-1980)

Ano: 2017 | Volume: 19 | Número: 35
Autores: Nívea Lins Santos
Autor Correspondente: Nívea Lins Santos | [email protected]

Palavras-chave: Quinteto armorial; Discos Marcus Pereira; Mário de andrade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Quinteto Armorial se propôs a desenvolver – durante a década de 1970 – uma música de câmara nacional a partir da fusão entre sonoridades populares do sertão nordestino e de cânones da tradição da cultura erudita europeia. De acordo com o Movi-mento armorial, especialmente sob a perspectiva de seu mentor ariano Suassuna, alguns elementos da moder-nidade tinham o potencial de colocar em risco identidades tradicionais. Nesse sentido, para os armorialistas as grandes indústrias fonográficas, mais integradas à lógica de mercado, incentivavam uma música fundamen-talmente comercial e, por isso, deve-riam ser problematizadas. Esse foi um dos motivos pelos quais o quinteto se aproximou da gravadora de Marcus Pereira, uma vez que esta se mantinha mais distante da lógica reinante. Neste artigo, buscamos refletir sobre de que forma se construiu o projeto estético do Quinteto armorial, direcionado à elaboração de um material sonoro mais artesanal e muito próximo da proposta de cultura nacional defendida por Mário de andrade, que, aliás, foi a base formadora dos pensamentos de ariano Suassuna e de Marcus Pereira.



Resumo Inglês:

The Armorial Quintet decided to develo-pin the 1970s a national chamber music based on a fusion of North eastern bush areas (sertão)popular sounds and the canons of traditional European classi-cal culture. According to the Armorial Movement, especially in the view of its mentor Ariano Suassuna, a few elements of modernity had the potential to jeopar-dize traditional identities. Thus, for the members of the Armorial movement, large recording industries, integrated into the market logics, encouraged a fundamen-tally commercial style of music and should therefore be problematized. This was one of the reasons for the quintet to approach the Marcus Pereira recording label, which was farther from this logics. Therefore, in this article we wish to discuss how the aesthetic project of the Armorial Quintet was designed, aimed at developing a more artisanal sound material and very close to the national culture proposed by Mário de Andrade, whose ideas, incidentally, were the basis for Ariano Suassuna and Marcus Pereira’s thoughts.