O sagrado em preto e branco: um recorte da festa de São Benedito

Nova Revista Amazônica

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ISSN: 2318-1346
Editor Chefe: César Augusto Martins de Souza
Início Publicação: 01/01/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

O sagrado em preto e branco: um recorte da festa de São Benedito

Ano: 2019 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Helio Figueiredo da Serra Netto
Autor Correspondente: H. F. Serra Neto | [email protected]

Palavras-chave: marujada, fotografia, sagrado

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A festa de São Benedito, conhecida como Marujada, ocorre todo mês de dezembro na cidade de Bragança no estado do Pará. Uma das características estéticas desse evento se manifesta na vestimenta dos devotos, conhecidos como marujos. O chapéu peculiar, a roupa branca, os pés descalços e os detalhes em vermelho (ou azul), criam a identidade dessa manifestação e constituemse como uma expressão imagética única. Ainda que as cores sejam predominantes nessa manifestação cultural, chamando a atenção de grande parte das pessoas que participam da festa, o objetivo deste artigo foi construir uma narrativa fotográfica que fosse além das cores e, ao se construir imagens em preto e branco, procurou-se captar o mais profundo da festa: a relação com o sagrado. Este artigo é um desdobramento de tese de doutorado que buscou refletir sobre a relação com o excesso tecnológico que vivenciamos hoje e como certas imagens podem nos redimir da violência nele embutida. Todas as imagens são de autoria do titular do artigo e foram construídas na Marujada do ano de 2015



Resumo Inglês:

The feast of St. Benedict, known as Marujada, occurs every December in the city of Bragança, in the state of Pará, Brazil. One of the aesthetic characteristics of this event is manifested in the dress of devotees, known as sailors. The peculiar hat, the white clothes, the bare feet and the details in red (or blue), create the identity of this manifestation and constitute a singular expression of imagery. Although the colors are predominant in this cultural manifestation, attracting the attention of a great part of the people who participate in the festivity, the objective of this article was to construct a photographic narrative beyond the colors and, when constructing black and white images, we grasp the deepest part of the feast: the relationship with the sacred. This article is an unfolding of doctoral thesis that sought to reflect upon the relationship with the technological excess experienced today, and how certain images can redeem us from the violence embedded in this excess. All images are authored by Helio Figueiredo da Serra Netto and were built in Marujada of 2015.