A profanação dos museus e a educação em espaços museais

Paidéia

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ISSN: 1676-9627 (impressa); 2316-9605 (on-line)
Editor Chefe: Profa. Maysa Gomes
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

A profanação dos museus e a educação em espaços museais

Ano: 2012 | Volume: 9 | Número: 13
Autores: Aroldo Dias Lacerda
Autor Correspondente: Responsável pela publicação Mediação - Profa.Dra Augusta Aparecida Neves de Mendonça | [email protected]

Palavras-chave: museus, profanação, experiência, pedagogia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na contemporaneidade, para realizar experiências significativas e sensíveis nos espaços museais, a professora/pedagoga da Educação Infantil e do anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta vários desafios. Diante da eclosão de novos museus que se dá desde a década de 1980 em muitas cidades pelo mundo afora, seguindo a corrente da “cultura dos museus”, nota-se que fato semelhante ocorre em Belo Horizonte-MG nos anos 2000, guardadas as devidas proporções. Diante de ofertas de exposições mais tradicionais em espaços silenciosos, quietos e extraordinários ou de megaexposições ruidosas que induzem a verdadeiras maratonas no museu, a professora/pedagoga que prepara uma visita e conduz sua turma ao museu se vê diante do desafio inicial: Que gestos educativos são capazes de gerar encantamento e ressonância cultural? Como inventá-los se ela mesma não tem o hábito de frequentar tais espaços, desconhecendo, portanto, seus potenciais educativos e sensibilizadores? Neste artigo, baseando-me em minha experiência como visitante assíduo e educador de visitas orientadas em exposições de arte, procurei alinhavar alguns pensamentos com o objetivo de contribuir para o encaminhamento dessas e de outras questões, indicando que a experiência funda uma ordem epistemológica e uma ordem ética, gerando uma força que se expressa produtivamente em forma de saber e em forma de práxis.



Resumo Inglês:

Nowadays, when attempting to provide meaningful field trips to museums, the kindergarten and elementary school teacher/educator faces a number of challenges. In light of the emergence of new museums that took place in the 1980s in many cities around the world, it is worth noting that Belo Horizonte, Minas Gerais, witnessed a similar phenomenon in the 2000s. Faced with the more traditional, quiet, silent, contemplative exhibitions or noisy, crowded mega-expos that spur museum marathons, the teacher/educator who prepares and conducts a museum field trip faces an initial challenge: What educational gestures are capable of generating a sense of wonder and cultural resonance? How can the teacher pull them out of thin air if she herself does not have the habit of going to museum and, therefore, has no idea about their educational potentials? Based on my experience Abstract 119 A profanação dos museus e a educação em espaços museais Paidéia r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú., Univ. Fumec Belo Horizonte Ano 9 n.13 p. 103-120 jul./dez. 2012 as a frequent museum visitor and educator who has guided art exhibition tours, I have endeavored to come up with some thoughts in this article to contribute to passing them and other issues along, pointing out that experience establishes an epistemological and ethical order and generates a force that creatively expresses itself in the form of knowledge and praxis.



Resumo Francês:

À l’époque contemporaine, pour effectuer des expériences significatives et sensibles dans des espaces muséologiques, l’enseignant /éducateur de l’école primaire et de les premières années de l’école élémentaire fait face à plusieurs défis. Devant le déclenchement de nouveaux musées qui se produisent depuis les années 1980 dans de nombreuses villes à travers le monde, suite à l’actuelle vague de «culture des musées», on note que le fait similaire se produit à Belo Horizonte-MG en 2000, sauvegardé les proportions appropriées. Devant l’offre des exposition plus traditionnelles dans des espaces silencieux, calmes et extraordinaire ou de méga-expositions bruyant qui induisent de véritables marathons dans le musée, l’enseignant/éducateur qui prépare et effectue une visite de votre classe au musée fait face au premier défi: Quels sont les gestes pédagogiques capables de générer enchantement et résonance culturel? Comment les inventer s’il n’a pas l’habitude de visiter tels espaces, ignorant donc leur potentiel éducatif et sensibilisateurs? Dans cet article, basé sur mon expérience en tant que visiteur fréquent et éducateur des visites guidées dans des expositions d’art, en cherchant essayer quelques réflexions afin de contribuer à la transmission de ces questions et d’autres, en indiquant que l’expérience fonde un ordre épistémologique et éthique, générant une force qui s’exprime de façon créative en forme de savoir et de la praxis.