Quando se joga o Jogo dos tronos, você vence ou morre: representações sociais e disputas pelo poder em Game of thrones

Mediação

Endereço:
Rua Cobre, 200 - Cruzeiro
Belo Horizonte / MG
30310-190
Site: http://www.fumec.br/revistas/mediacao
Telefone: (31) 3228-3099
ISSN: 1676-2827 (impressa); 2179-9571 (on-line)
Editor Chefe: Prof. Luiz Henrique Barbosa
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Quando se joga o Jogo dos tronos, você vence ou morre: representações sociais e disputas pelo poder em Game of thrones

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 20
Autores: Paloma Rodrigues Destro Couto, Luiz Ademir de Oliveira
Autor Correspondente: Paloma Rodrigues Destro Couto, Luiz Ademir de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: arte, indústria cultural, representação social, poder simbólico, game of thrones

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho é estabelecido, primeiro, um contraponto entre arte e produto, com base na Escola de Frankfurt, Teoria Culturológica e Estudos Culturais. Num segundo momento, analisa-se a primeira temporada da série Game of thrones, mais especificamente a família Lannister, à luz das teorias da representação social de Erving Goffman e dos campos e do poder simbólico de Pierre Bourdieu. O intuito é averiguar a presença de situações contemporâneas em um produto midiático específico, demonstrando a importância dos meios de comunicação na propagação de ideias,
valores e construções identitárias, uma vez que seus conteúdos são atuais e correspondem à realidade social.



Resumo Inglês:

This work, it is established, first, a counterpoint between art and product, with base in the School of Frankfurt, Theory Culturological and Cultural Studies. In a second moment, the first season of the series Game of thrones is analyzed, more specifically the Lannister family, to the light of the theories of Erving Goffman’s social representation and of the fields and symbolic power of Pierre Bourdieu. The intention is to ascertain the presence of contemporary situations in a specific media product, demonstrating the importance of the communication means in the propagation of ideas, values and identity constructions, once their contents are current and they correspond
to the social reality.