Teatro como elo entre culturas: a experiência do corpo como narrador de histórias na aldeia Jaguapiru em Dourados - MS
Revista Nupeart
Teatro como elo entre culturas: a experiência do corpo como narrador de histórias na aldeia Jaguapiru em Dourados - MS
Autor Correspondente: Marco Aurélio Poli Dolci | [email protected]
Palavras-chave: sistema do movimento, teatro comunidade, construção de narrativas.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
É possível pensar em um teatro comunidade em que não são ouvidas as vozes dos integrantes pertencentes a este espaço? Acreditamos que não. Para se trabalhar em comunidade é preciso escolher o caminho da troca e do respeito, delineando um projeto que esteja alicerçado no reconhecimento de que ambas as partes possuem cultura e conhecimentos prévios e distintos. Partindo dessa perspectiva, o presente artigo - escrito a quatro mãos - apresenta uma reflexão sobre a oficina realizada no ano de 2019 na Aldeia Jaguapiru (Dourados/MS), com um grupo de 10 crianças entre 6 e 12 anos. A oficina fez parte da disciplina de estágio curricular supervisionado da Graduação de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. O Sistema do Movimento de Rudolf Laban como propulsor para a expressividade do corpo que narra foi a metodologia utilizada para auxiliar no compartilhamento da dramatização entre culturas distintas. Os apontamentos e as descobertas aqui expostos visam inspirar outros trabalhos em comunidade que reflitam o fazer democrático do teatro e o respeito aos sujeitos.
Resumo Inglês:
Is it possible to think of a community theater where the voices of the members belonging to this space are not heard? We do not think so. In order to achieve an effective work in a community, it is necessary to choose the path of exchange and respect, to outline a project that is capable of recog-nizing that both sides have a previous and distinct culture and knowledge. Based on this thought, this article - written in four hands - presents a reflection on a workshop held in 2019 in Aldeia Jaguapiru (Dourados), with a group of 10 children between 6 and 12 years old. The workshop was part of an internship inside of graduation in Drama at the Univer-sidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Rudolf Laban’s Movement Analysis as an impulsive of expressiveness of the body that narrated stories was used as an approach to assist in the sharing of dramatization between different cultures. The notes and discoveries exposed here aim inspired other works in the communities that reflect the democratic doing of theater and respect for the subjects.