Teatro e ocupação: possíveis diálogos com as práticas de Teatro e Comunidade

Revista Nupeart

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Ceart - Itacorubi
Florianópolis / SC
88035-001
Site: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/index
Telefone: (48) 3664-7971
ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Teatro e ocupação: possíveis diálogos com as práticas de Teatro e Comunidade

Ano: 2020 | Volume: 23 | Número: 1
Autores: Caroline da Silva Barbosa
Autor Correspondente: Caroline da Silva Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: pedagogia do teatro, teatro e comunidade, ocupações.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho busca apontar possíveis diálogos entre o campo de pesquisa Teatro e Comunidade e as ocupações secundaristas que ocorreram durante o primeiro semestre de 2016 na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Dentro dos espaços ocupados foi possível perceber que os estudantes ressignificaram a ideia de escola construindo práticas cotidianas a partir de seus próprios interesses. Nesse momento, o teatro passou a ser um aliado e muitos professores, artistas e simpatizantes das artes foram convidados pelos estudantes para propor encontros teatrais, como oficinas e apresentações de seus espetáculos. Perguntei-me qual pedagogia teatral um professor poderia propor dentro de um contexto tão específico para contribuir de alguma maneira à luta dos estudantes. Encontrei como resposta os estudos de Augusto Boal, Paulo Freire e pesquisadores do Teatro e Comunidade, que nortearam tanto as práticas teatrais desenvolvidas dentro das ocupações que pude visitar quanto a elaboração desse artigo.



Resumo Inglês:

This  study  seeks  to  point  out  possible  connections  between  the Theater and Community field research and high schools occupations  that  occurred  during  the  first  semester  of  2016 inside  Rio  de  Janeiro’s  public  schools.  Within  the  occupied  spaces,  it  was  possible  to  notice  that  the  students  reinter-preted  the  idea  of  school  creating  new  daily  practices  based  on  their  own  interests.  At  that  moment,  the  theater  became  an ally and many teachers, artists and supporters of the arts were invited by the students to organize theatrical meetings, such   as   workshops   and   presentations   of   their   shows. I wondered which theatrical pedagogy could a teacher propose within such a specific context to somehow contribute to the student’s struggle. As an answer, I found the studies of Augusto Boal,  Paulo  Freire  and  Theater  and  Community  researchers,  which  guided  both  my  theatrical  practices  developed  within  the occupations that I was able to visit and the elaboration of this article.