Teologia e revolução: a radicalização teológico-política de Richard Shaull
Estudos De Religião
Teologia e revolução: a radicalização teológico-política de Richard Shaull
Autor Correspondente: A. E. Huff Júnior | [email protected]
Palavras-chave: teologia e polÃtica, ecumenismo, Richard Shaull.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O missionário presbiteriano estadunidense Richard Shaull atuou por dez anos no Brasil,
entre 1952 e 1962. Nesse perÃodo, passou por um processo de radicalização polÃtica
e religiosa que o levou à formulação de uma teologia da revolução. O fator principal
desta radicalização foi seu envolvimento com movimentos estudantis e ecumênicos.
A partir de tais relações, mediadas por sua tradição teológica protestante e reformada
(mormente dialética e neo-ortodoxa), bem como por instrumentais teóricos advindos
das ciências sociais e humanas, Shaull pôs-se a pensar a revolução social e a atribuir-lhe
sentido religioso e teológico, como desafio urgente aos cristãos e às igrejas. Tal processo
de radicalização é o objeto deste artigo.
Resumo Inglês:
The American Presbyterian missionary Richard Shaull worked for ten years in Brazil,
between 1952 and 1962. During this time, he went through a process of religious and
political radicalization that drove him to the formulation of a theology of revolution.
The primary factor in this radicalization was his involvement with student and ecumenical
movements. Within this relations, mediated by his Protestant and Reformed
theological tradition (mostly dialectical and neo-orthodox), as well as by theoretical
instruments coming from the human and the social sciences, Shaull started to think
the social revolution and to attribute theological and religious meanings to it, as an
urgent challenge to Christians and churches. Such radicalization process is the object
of this paper.
Resumo Espanhol:
El misionero presbiteriano americano Richard Shaull sirvió durante diez años en Brasil,
entre 1952 y 1962. Durante este perÃodo, pasó por un proceso de radicalización polÃtica
y religiosa que lo condujo a la formulación de una teologÃa de la revolución. El principal
factor de esta radicalización fue su participación en movimientos estudiantiles y ecuménicos.
A partir de estas relaciones, mediadas por su tradición teológica protestante y
reformada (sobre todo dialéctica y neo-ortodoxa), asà como por marcos teóricos provenientes
de las ciencias sociales y de las humanidades, Shaull pasó a pensar la revolución
social y a darle un sentido religioso y teológico, como desafÃo para los cristianos y las
iglesias. Este proceso de radicalización es el objeto de este artÃculo.