Uso de objetos educacionais digitais para ensinar sistemas do corpo humano em uma escola do campo

Revista Brasileira de Educação do Campo

Endereço:
Avenida Nossa Senhora de Fatima, 1588, Centro, Cep. 77900-000, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil. - Centro
Tocantinópolis / TO
77900000
Site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo
Telefone: (63) 3471-6037
ISSN: 25254863
Editor Chefe: Gustavo Cunha de Araujo
Início Publicação: 31/07/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Uso de objetos educacionais digitais para ensinar sistemas do corpo humano em uma escola do campo

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: S. F. Santos, M. F. Leão
Autor Correspondente: S. F. Santos | [email protected]

Palavras-chave: ferramentas tecnológicas, recursos didáticos, ensino de ciências

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo teve como objetivo avaliar o uso de softwares educacionais e aplicativos em dispositivos móveis para ensinar sistemas do corpo humano em uma escola do campo. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, desenvolvida em 2016 e que envolveu 14 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Sol Nascente, de Confresa-MT. O software e aplicativo escolhidos foram o Atlas do Corpo Humano e Sistemas do Corpo Humano 3D, respectivamente, com ênfase nos sistemas digestório e circulatório. Os resultados do pré e pós teste, constituídos por 20 questões, corroboram a hipótese de que o uso de objetos educacionais digitais beneficia o processo educativo. Os estudantes aprenderam melhor os sistemas comparados a quando se utilizou apenas recursos tradicionais, como o livro didático. Esse avanço pode estar atrelado ao fato de os recursos utilizarem imagens em 3D e pontuarem cada parte do corpo, além de fornecer importantes informações e curiosidades sobre o assunto. Portanto, espera-se que as tecnologias digitais possam, cada vez mais, serem inseridas e exploradas nas práticas pedagógicas, pois esses recursos possibilitam estudar e tirar dúvidas, ampliando o tempo e os espaços educativos.



Resumo Inglês:

The purpose of this study is to assess the use of educational software and mobile device applications to teach about the human body at a rural school. It is an action research, with a qualitative approach, developed in 2016 and involving 14 students from the 8th year Elementary Education at the Escola Estadual Sol Nascente in Confresa-MT. The chosen software and application was the Human Body Atlas and 3D Human Body Systems, emphasizing on the digestive and circulation systems. The results from the pre-and post-test, which comprised 20 questions together, corroborate the hypothesis that the use of digital educational objects benefits the education process. Students learned better the systems in comparison with when only traditional resources, such as a didactic book, was used. Such advancement could be harnessed to the fact that the resources make use of 3D images and point out each part of the body, besides providing important information and curiosities about the subject. It is therefore expected that digital technologies may be increasingly inserted and explored in pedagogical practices, since those resources allow for studying and solving queries, by broadening educational space and time.



Resumo Espanhol:

El estudio tuvo como objetivo evaluar el uso de software educativo y aplicaciones en dispositivos móviles para enseñar sistemas del cuerpo humano en una escuela del campo. Se trata de una investigación-acción, de abordaje cualitativo, desarrollada en 2016 y que involucró a 14 estudiantes del 8º año de la Enseñanza Fundamental de la Escuela Estadual Sol Nascente, de Confresa-MT. El software y la aplicación elegidos fueron el Atlas del Cuerpo Humano y Sistemas del Cuerpo Humano 3D, respectivamente, con énfasis en los sistemas digestivo y circulatorio. Los resultados del pre y post test, constituidos por 20 preguntas, corroboran la hipótesis de que el uso de objetos educativos digitales beneficia el proceso educativo. Los estudiantes aprendieron mejor los sistemas comparado a cuando se utilizó sólo recursos tradicionales, como el libro didáctico. Este avance puede estar vinculado al hecho de que los recursos utilizan imágenes en 3D y puntualizan cada parte del cuerpo, además de proporcionar importantes informaciones y curiosidades sobre el tema. Por lo tanto, se espera que las tecnologías digitales puedan, cada vez más, ser insertadas y explotadas en las prácticas pedagógicas, pues estos recursos posibilitan estudiar y sacar dudas, ampliando el tiempo y los espacios educativos.