Uso de softwares educacionais no ensino de operações matemáticas fundamentais: um estudo de caso no telecentro

EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico

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ISSN: 2446-774X
Editor Chefe: Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Uso de softwares educacionais no ensino de operações matemáticas fundamentais: um estudo de caso no telecentro

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 6
Autores: Carlos Eduardo Pereira Aguiar
Autor Correspondente: Carlos Eduardo Pereira Aguiar | [email protected]

Palavras-chave: Matemática. Aprendizagem. Softwares educacionais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, descrevemos os resultados de uma pesquisa sobre a utilização de softwares educacionais, como o Quadrado Mágico, os Jogos de Aritmética e o Tux of Math Command, como estratégias mediadoras no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A coleta de dados se deu a partir da realização de atividades matemáticas, com estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental I, no Telecentro de uma escola pública da cidade de Manaus-Amazonas. O objetivo do estudo foi verificar as potenciais contribuições dos recursos tecnológicos e dos jogos na motivação e no interesse dos discentes em aprender as quatro operações fundamentais da aritmética de forma lúdica e, desse modo alcançar o pleno letramento matemático. Os resultados demonstraram a importância da utilização dos softwares como práticas diferenciadas, pois além de promover a integração da prática à teoria, possibilitou aos educandos o uso de estratégias que facilitaram sua aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades para raciocinar logicamente em operações matemáticas.



Resumo Inglês:

In this article, we describe the results of a research on the use of educational software, such as the Magic Square, the Arithmetic Games and the Tux of Math Command, as mediating strategies in the teaching-learning process of arithmetic. The data collection was done from the accomplishment of mathematical activities, with students of the 3rd year of Elementary School I, in the Telecentre of a public school in the city of Manaus-Amazonas. The objective of the study was to verify the potential contributions of technological resources and games in the students' motivation and interest in learning the four fundamental operations of arithmetic in a playful way and, thus, achieving full mathematical literacy. The results demonstrated the importance of the use of softwares as differentiated practices, because besides promoting the integration of the practice to the theory, it enabled the students to use strategies that facilitated their learning and the development of skills to reason logically in mathematical operations.