A visualidade Háptica no Cinema de Poesia de Joel Pizzini

Revista Poiésis: Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes

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ISSN: 2177-8566
Editor Chefe: Luiz Sérgio de Oliveira
Início Publicação: 01/12/2000
Periodicidade: Semestral

A visualidade Háptica no Cinema de Poesia de Joel Pizzini

Ano: 2016 | Volume: 17 | Número: 27
Autores: Bárbara Bergamaschi Novaes
Autor Correspondente: Bárbara Bergamaschi Novaes | [email protected]

Palavras-chave: cinema experimental, imagem háptica, materialidade, pós-hermenêutica, cinema de poesia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Através de uma breve análise dos curta-metragens: Glauces - Estudo de um Rosto (2001) e Enigma de um Dia (1996) do diretor Joel Pizzini procura-se pensar as materialidades da comunicação dentro de uma corrente pós-hermenêutica. No contexto de cena ampliada e do cinema expandido que se configura a partir do trânsitos e diversidade de suportes, dispositivos e experiências, e nas multiplicidades temporais fragmentarias, vislumbramos os filmes de Pizzini como potências sensoriais e afetivas, nos focando em suas forças poéticas e plásticas, mais do que na narração ou em seus aspectos linguísticos. Para tal iremos nos utilizar das ideias presentes no livro “The Skin of the Film” da americana Laura Marks (2000), principalmente do conceito de percepção háptica - de uma percepção do olho que vê mas também toca- .descrita por autores tais como Jacques Aumont (2004) e Deleuze e Guatarri (2005) para analisar suas obras cinematográficas.



Resumo Inglês:

This critic review of Joel Pizzini´s short films operates under a .posthermeneutic current of thought that turns itself to the materiality of communication. Considering the emergence of a contemporary visual production based on the autonomy of the image, focusing on its plastic and fragmentary force more than on a narrative or linguistic approach, this brief analysis will focus on the sensory and affective powers present in Pizzini´s cinema work. For such analyses, we will resort to the concept of “haptic perception” presence in Laura Marks (2000) book “The Skin of the Film”.