Este artigo vem prestar conta dos resultados obtidos durante a realização do procedimento experimental previsto na pesquisa “Técnica, Movimento e Coordenação Motora — Conceitos e Aplicações Interdisciplinares na Ação Pianística”. Baseando-se nos conhecimentos levantados e cruzados durante o decurso da pesquisa acerca das relações entre a ação pianística (PÓVOAS, 1999) e as ciências do movimento, o protocolo experimental foi informado e levado a cabo com sujeitos divididos entre dois grupos de sujeitos (GE e GC), utilizando-se a cinemetria como instrumento de coleta. Após a interpretação e disposição dos dados, os resultados obtidos trazem à tona conhecimentos relevantes no que tange a dependência entre biomecânica e ação pianística, assim como a necessidade de experimentos futuros a fim de refinar o perímetro de abrangência dos dados e sua reprodução.
This articles aims at presenting the data that resulted from a biomechanical experiment that was planned in the research project named “Technique, Movement and Motor Coordination — Concepts and Interdisciplinary Use in the Pianistic Action”. Based on the information gathered and analyzed during the time of the research involving the pianistic action (PÓVOAS, 1999) and the sciences of human move-
ment, an experimental protocol was written and executed with subjects being divided into two groups (Experiment and Control), by means of cinematographic analysis. By interpreting the resulting data, some conclusions relevant to the study of biomechanics and piano playing were drawn, as well as the need for finer experimental protocols to be executed in the future as to broaden the possibilities and reproducibility of these findings.