Abordagens tradicionais e centradas no jogo para o ensino dos esportes coletivos de invasão: um ensaio teórico

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ISSN: 1983-9030
Editor Chefe: Alcides José Scaglia
Início Publicação: 31/12/1987
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Educação física

Abordagens tradicionais e centradas no jogo para o ensino dos esportes coletivos de invasão: um ensaio teórico

Ano: 2022 | Volume: 20 | Número: Não se aplica
Autores: R. L. Q. T. Aquino, R. P. Menezes
Autor Correspondente: R. L. Q. T. Aquino | [email protected]

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Conhecimento, Pedagogia do esporte

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio teve como objetivo identificar, comparar e discutir os princípios pedagógicos tradicionais e modelos contemporâneos de ensino dos jogos coletivos esportivizados (JCE). Os JCE podem ser representados como sistemas complexos e dinâmicos, nos quais as equipes são entendidas como um microssistema social. Tradicionalmente, o ensino dos JCE foi sustentado por uma visão de mundo racionalista, com propostas centradas no professor/treinador e pautadas em abordagens e princípios pedagógicos tecnicistas e comportamentalistas. Nessa perspectiva, a reprodução (receita) sobrepõe-se à criatividade (adaptação funcional). Com a mudança de paradigma de ensino dos JCE, surgiram abordagens e modelos centrados nos jogadores/alunos e pautadas no jogo. Neste ensaio, foram discutidas as fundamentações teóricas e as implicações práticas de quatro propostas: i) Ensino de Jogos para Compreensão (Teaching Games for Understanding - TGfU); ii) Modelo de Educação Esportiva (Sport Education - SE); iii) Pedagogia Não-Linear (PNL) e; iv) Pedagogia do Jogo (entendida enquanto abordagem e modelo). Por meio dos princípios pedagógicos do TGfU (seleção do tipo de jogo, modificação-representação, modificação-exagero, ajuste da complexidade tática), da PNL (representação, manipulação de restrições, acoplamento informação-movimento, aprendizagem exploratória, redução do controle consciente do movimento), do SE e/ou da Pedagogia do jogo (pedagogia da rua, ambiente de aprendizagem e ambiente de jogo, incluindo características de desafio, desequilíbrio, imprevisibilidade, representação), é possível que os jogadores/alunos aprendam jogando, podendo inclusive interferir e criar sua aula/treino. O professor/treinador, portanto, é um mediador ativo e passivo que gerencia e medeia as situações-problema e as trocas de conhecimento.



Resumo Inglês:

This study aimed to identify, compare, and discuss the traditional pedagogical principles and contemporary teaching models of team sports. The team sports can be represented as complex and dynamic systems, in which teams are understood as a social microsystem. Traditionally, the teaching was supported by a rationalist worldview, with teacher/coach-centered proposals and guided by technicist and behavioral pedagogical approaches. In this perspective, reproduction (recipe) overlaps creativity (functional adaptation). With the change in the teaching paradigm, emerged game-based approaches and player/student-centered. Here, the theoretical foundations and practical implications of four models were discussed: i) Teaching Games for Understanding (TGfU); ii) Sport Education Model (SE); iii) Non-Linear Pedagogy (NLP) and; iv) Game Pedagogy (understood as an approach and a model). Through the pedagogical principles of TGfU (game type selection, modification-representation, modification-exaggeration, adjustment of tactical complexity), NLP (representation, manipulation of restrictions, coupling information-movement, exploratory learning, reduction of conscious control of movement), SE and/or Game Pedagogy (street pedagogy, learning environment and game environment, including characteristics of challenge, imbalance, unpredictability, representation), it is possible that players/students learn by playing, and may even interfere and create your class/ training. The teacher/coach, therefore, is an active and passive mediator who manages and mediates problem situations and knowledge exchanges.



Resumo Espanhol:

Este ensayo tuvo como objetivo identificar, comparar y discutir los principios pedagógicos tradicionales y los modelos de enseñanza contemporáneos para los deportes de equipo. Los deportes de equipo se pueden representar como sistemas complejos y dinámicos, en los que los equipos constituyen un microsistema social. Tradicionalmente, la enseñanza de los deportes de equipo se ha apoyado en una visión racionalista, con propuestas centradas en el docente/entrenador y guiadas por enfoques y principios tecnicistas y pedagógicos conductuales. En esta perspectiva, la reproducción se superpone a la creatividad (adaptación funcional). Con el cambio en el paradigma de enseñanza de los deportes de equipo, surgieron enfoques y modelos centrados en los jugadores / estudiantes y guiados por el juego. En este ensayo se discutieron los fundamentos teóricos y las implicaciones prácticas de cuatro propuestas: i) Enseñanza de los juegos para la comprensión (Teaching Games for Understanding - TGfU); ii) Modelo de Educación Deportiva (Sport Education - SE); iii) Pedagogía no lineal (PNL) y; iv) Pedagogía del juego (entendido como enfoque y modelo). A través de los principios pedagógicos de TGfU (selección del tipo de juego, modificación-representación, modificación-exageración, ajuste de la complejidad táctica), PNL (representación, manipulación de restricciones, acoplamiento información-movimiento, aprendizaje exploratorio, reducción del control consciente del movimiento), SE y Pedagogía del juego (entorno de aprendizaje, entorno de juego, incluidas las características de desafío, desequilibrio, imprevisibilidad, representación), es posible que los jugadores aprendan jugando, e incluso pueden interferir y crear su clase / entrenamiento. El profesor / formador, por tanto, es un mediador activo y pasivo que gestiona y media en situaciones problemáticas e intercambios de conocimientos.