Adolfo Bioy Casares e Mario Bellatin: sobre cartas sem corpo e falésias

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ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Adolfo Bioy Casares e Mario Bellatin: sobre cartas sem corpo e falésias

Ano: 2016 | Volume: 41 | Número: 72
Autores: K. F. Cipreste
Autor Correspondente: K. F. Cipreste | [email protected]

Palavras-chave: crítica Latino-americana, comunidade, imaginário

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Propõe-se uma leitura de dois escritores hispano-americanos – Adolfo Bioy Casares e Mario Bellatin – com o propósito de refletir sobre discursos de poder, incluído o âmbito da Crítica Latino-americana. Entendem-se as experiências dos personagens de suas obras, e também o ethos de ambos os autores, como uma existência ética e estética que resiste às tentativas de categorizações. A proposta se faz à luz do conceito de Comunidade, do filósofo italiano Roberto Esposito, e da discussão de Hugo Achugar sobre o local e o global na América Latina. Duas imagens inspiram essa análise: a carta sem corpo em Dormir al sol, de Casares; e a falésia de Bellatin em Los fantasmas del masajista.



Resumo Espanhol:

Se propone una lectura de dos escritores hispanoamericanos – Adolfo Bioy Casares y Mario Bellatin – con el propósito de reflexionar sobre discursos de poder, incluido el ámbito de la Crítica Latinoamericana. Se entienden las experiencias de los personajes de sus obras, y también el ethos de ambos los autores, como una existencia ética y estética que resiste a los intentos de categorizaciones. La propuesta se hace a la luz del concepto de Comunidad, del filósofo italiano Roberto Esposito, y de la discusión de Hugo Achugar sobre lo local y lo global en América Latina. Dos imágenes inspiran ese análisis: la carta sin cuerpo en Dormir al sol, de Casares; y el acantilado de Bellatin en Los fantasmas del masajista.