Neste artigo são discutidas as definições e os conceitos de termos relacionados à s novas mÃdias: hipermÃdia, hipertexto, multimÃdia, games, realidade virtual (RV) e virtual heritage (VH). Nosso primeiro foco será o grupo formado por hipertexto, hipermÃdia e multimÃdia, importante que foi para o estabelecimento de novos paradigmas de leitura; em seguida, apresentaremos os games e os serious games , mÃdias projetadas para provocar uma alta sensação de imersão (psicológica) em seus usuários; a realidade virtual, que recorre à produção de estÃmulos sensório-motores (imersão fÃsica) em seus usuários para maximizar sua sensação de presença e potencial cognitivo; e o virtual heritage (VH), ambiente geralmente composto por cenário navegável utilizado para fins de pesquisa e aprendizagem, principalmente nas áreas de arqueologia, história e sociologia.
This paper discusses concepts and definitions of terms related to new media,
hypermedia, hypertext, multimedia, games, serious games, virtual reality and virtual
heritage. First, our focus will be the group of hypertext, hypermedia and multimedia,
which was important for the establishment of new paradigms of reading, then present
games and serious games, media, designed to create a high sense of psychological
immersion, the virtual reality, which refers to the production of sensorimotor stimuli
(physical immersion) to maximize the sense of presence and cognitive potential, and
the virtual heritage, environment consisting of navigable scenario used for research
and learning, mainly in the areas of archeology, history and sociology.