ANÁLISE DA DINÂMICA DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO BAIXO RIO DE CONTAS – BAHIA, ENTRE OS ANOS DE 1973 A 2001.

Revista Geoaraguaia

Endereço:
Avenida Governador Jaime Campos, nº 6.390
/ MT
78.600-000
Site: http://araguaia.ufmt.br/revista/index.php/geoaraguaia/index
Telefone: (66) 3405-5317
ISSN: 22369716
Editor Chefe: Romario Rosa de Sousa
Início Publicação: 30/06/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

ANÁLISE DA DINÂMICA DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO BAIXO RIO DE CONTAS – BAHIA, ENTRE OS ANOS DE 1973 A 2001.

Ano: 2013 | Volume: Especial | Número: Especial
Autores: Amom Chrystian de Oliveira Teixeira, Thiara Messias de Almeida, Maurício Santana Moreau, Ana Maria Souza dos Santos Moreau
Autor Correspondente: A C O T, T M A, M S M, A M S S M | [email protected]

Palavras-chave: desmatamento, planejamento ambiental, sensoriamento remoto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A ocupação e instalação de atividades econômicas em uma bacia hidrográfica acarretam necessariamente na diminuição da cobertura vegetal natural. As informações referentes ao uso da terra contribuem positivamente para o planejamento ambiental e estratégias que objetivam o desenvolvimento sustentável. Na Bacia Hidrográfica do Baixo Rio de Contas, a pecuária extensiva vem contribuindo para a supressão de fragmentos florestais. Este artigo teve como objetivo realizar uma análise da dinâmica espacial de uso e ocupação da terra na referida bacia, visando à contribuição para o planejamento e gerenciamento dos recursos naturais. Para tal, realizou-se a classificação supervisionada de imagens do satélite Landsat 1 e 5 dos anos de 1973, 1987, 1996 e 2001, sendo verificada a qualidade e acurácia dos mapas através do Índice Kappa. Os resultados apontam uma predominância do uso da terra com pastagens e uma redução considerável das áreas de matas e cacau cabruca em um período de aproximadamente 30 anos.