ANA E MARIA: UMA ANÁLISE DAS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DAS PERSONAGENS DE CLARICE LISPECTOR E CONCEIÇÃO EVARISTO


ANA E MARIA: UMA ANÁLISE DAS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DAS PERSONAGENS DE CLARICE LISPECTOR E CONCEIÇÃO EVARISTO

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Isadora Machado Santos
Autor Correspondente: Isadora Machado Santos | [email protected]

Palavras-chave: Amor, Maria, eixos interseccionais, produção escrita feminina, literatura (Afro)brasileira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo centra-se na abordagem crítica de duas personagens femininas, Ana e Maria, dos contos “Amor” e “Maria”, que integram a obra Laços de Família (2013) e Olhos D’água (2016) das autoras Clarice Lispector e Conceição Evaristo, respectivamente, com o objetivo de analisar os mecanismos ideológicos que as aproximam e as distanciam enquanto mulheres. Em vista deste aspecto, tornam-se evidentes eixos interseccionais que atravessam a vida das personagens em estudo, inseridas numa sociedade estruturalmente capitalista, racista e sexista. Nesse contexto, a produção escrita feminina vem apresentando notória contribuição à Literatura (Afro)-brasileira como forma de questionar as ideologias que sustentam os mecanismos opressores da sociedade e subverter a ordem vigente e o próprio cânone literário, que por muito tempo privilegiou a produção literária de autores brancos e percebidos como a única possibilidade de representação literária possível. Ao privilegiar o estudo das obras desse contingente de autores, o cânone literário acaba incidindo na exclusão de produções também importantes para a sua historicidade como, por exemplo, a literatura escrita por mulheres.



Resumo Inglês:

This article focuses on the critical approach of  two female characters, Ana and Maria, from the short stories “Amor” and “Maria”, which are part of the work Laços de Família (2013) and Olhos D'água (2016) by the authors Clarice Lispector and Conceição Evaristo, respectively , in order to analyze the ideological mechanisms that bring them together and distance them as women. In view of this aspect, intersectional axes that cross the lives of the characters under study become evident, inserted in a structurally capitalist, racist and sexist society. In this context, female writing production has been making a notorious contribution to (Afro) -Brazilian Literature as a way of questioning the ideologies that support the oppressive mechanisms of society and subverting the current order and the literary canon itself, which for a long time privileged literary production of white authors and perceived as the only possibility of literary representation possible. By privileging the study of the works of this contingent of authors, the literary canon ends up focusing on the exclusion of productions that are also important for their historicity, such as, for example, literature written by women.