A anatomia de um movimento comunicativo on-line: o ativismo de fã-gamers em League of Legends como inteligência coletiva

Revista GEMInIS

Endereço:
Rodovia Washington Luiz, s/n - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (Sala 13, 2º andar CECH)Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH - Jardim Guanabara
São Carlos / SP
13565905
Site: http://www.revistageminis.ufscar.br/
Telefone: (16) 3306-6923
ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A anatomia de um movimento comunicativo on-line: o ativismo de fã-gamers em League of Legends como inteligência coletiva

Ano: 2016 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Tarcízio Macedo, Otacílio Amaral Filho
Autor Correspondente: Tarcízio Macedo, Otacílio Amaral Filho | [email protected]

Palavras-chave: Cultura Pop, Cultura de fãs, Ativismo de fã-gamers, Inteligência Coletiva, Jogo digital

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho propõe compreender um movimento comunicativo gerado no fórum brasileiro do jogo on-line League of Legends, acerca do potencial de representação política da comunidade de jogadores nacionais. Busca-se cartografar parte deste movimento e refletir sobre algumas ações de fãs neste movimento, propondo conceituar e entender o ativismo de fã-gamers e sua manifestação em rede, sustentando-o como constituído a partir das dinâmicas da inteligência coletiva neste caso específico. Para isto, utilizamos de uma metodologia abordada pelo objeto com estratégias multimetodológicas e multiescalares, com destaque para as inspirações etnográficas.



Resumo Inglês:

This paper proposes to understand a communicative movement generated in the Brazilian online forum of League of Legends, about the potential of political representation of the community of national players. We intend to map part of this movement and reflect on some fan actions in this movement, proposing to conceptualize and understand fan-fan activism and its network manifestation, sustaining it as constituted from the dynamics of collective intelligence in this specific case. For this, we use a methodology approached by the object with multimetodological and multiscalar strategies, with emphasis on ethnographic inspirations.



Resumo Espanhol:

Este trabalho propõe compreender um movimento comunicativo gerado no fórum brasileiro do jogo on-line League of Legends, acerca do potencial de representação política da comunidade de jogadores nacionais. Busca-se cartografar parte deste movimento e refletir sobre algumas ações de fãs neste movimento, propondo conceituar e entender o ativismo de fã-gamers e sua manifestação em rede, sustentando-o como constituído a partir das dinâmicas da inteligência coletiva neste caso específico. Para isto, utilizamos de uma metodologia abordada pelo objeto com estratégias multimetodológicas e multiescalares, com destaque para as inspirações etnográficas.