O presente artigo reúne uma série de reflexões e fabulações que indagam os imaginários de futuro que circundam o nosso presente, como o “cancelamento do futuro”, o Antropoceno e movimentos de contrafuturismo, colocando-as em diálogo com as práticas artísticas e teatrais latino-americanas contemporâneas. Também articula possíveis temporalidades latino-americanas a partir de uma combinação de teorias que incluem o pensamento ch’ixi elaborado por Silvia Rivera Cusicanqui e os perspectivismos ameríndios (Eduardo Viveiros de Castro, Déborah Danowski, Davi Kopenawa). Por fim, apresenta um exercício especulativo a partir da ideia de Latinofuturismo e analisa brevemente algumas práticas teatrais contemporâneas sob essa moldura.
This paper brings together a series of reflections and fabrications that inquire into the imaginaries of the future that surround our present, such as the "cancellation of the future," the Anthropocene, and counterfuturism movements, placing them in dialogue with contemporary Latin American artistic and theatrical practices. It also articulates possible Latin American temporalities from a combination of theories that include the ch'ixi thinking elaborated by Silvia Rivera Cusicanqui, and the Amerindian perspectivisms (Eduardo Viveiros de Castro, Déborah Danowski, Davi Kopenawa). Finally, presents a speculative exercise from the idea of Latinfuturismo and briefly analyzes some contemporary theatrical practices under this framework.
El presente artículo recoge una serie de reflexiones y fabulaciones que indagan los imaginarios de futuro que rodean nuestro presente, como la "cancelación del futuro", el Antropoceno y los movimientos contrafuturistas, poniéndolos en diálogo con prácticas artísticas y teatrales latinoamericanas contemporáneas. También articula posibles temporalidades latinoamericanas a partir de una combinación de teorías que incluyen el pensamiento ch'ixi elaborado por Silvia Rivera Cusicanqui y los perspectivismos amerindios (Eduardo Viveiros de Castro, Déborah Danowski, Davi Kopenawa). Por último, presenta un ejercicio especulativo a partir de la idea de Latinofuturismo y analiza brevemente algunas prácticas teatrales contemporáneas a partir de este marco.