A APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS

Revista Temas em Educação

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ISSN: 2359-7003
Editor Chefe: Ana Cláudia da Silva Rodrigues e Fabiana Sena
Início Publicação: 19/05/2020
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

A APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS

Ano: 2020 | Volume: 29 | Número: 2
Autores: F. G. Fernandes, R. A. T. Mollo, F. C. Barbosa
Autor Correspondente: F. G. Fernandes | [email protected]

Palavras-chave: atividades lúdicas, ensino-aprendizagem, jogos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os jogos e as aulas roteirizadas com a linguagem de jogos (gameficação) estão cada vez mais presentes na universidade e são estratégias importantes de encantamento e motivação para uma aprendizagem mais rápida e próxima da vida real. Para gerações acostumadas a jogar, a linguagem de desafios, recompensas, de competição e cooperação é atraente e fácil de perceber. Os jogos colaborativos e individuais; de competição e colaboração; de estratégia, com etapas e habilidades bem definidas se tornam cada vez mais presentes nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino. Nesta linha de raciocínio, este trabalho tem como objetivo principal apresentar a aplicação de um jogo em turmas das disciplinas de Cálculo I e Algoritmos e Programação de Computadores dos cursos de graduação em Engenharias Civil, de Minas e de Produção, Ciências da Computação e Física Licenciatura da Universidade Federal de Goiás –Regional Catalão. A finalidade desta pesquisa foi analisar se os estudantes se sentem mais motivados a aprender em aulas lúdicas comparadas com aulas tradicionais adotadasna instituição. Os alunos que participaram da pesquisa responderam questionários. Os resultados obtidos foram analisados e apresentados na forma de gráficos para melhor compreensão das informações. Logo, observou-se que estes estudantes preferem as aulas no ensino superior sejam ministradas pela junção de ambas as metodologias: tradicional e lúdica, uma vez que uma complementa a outra.



Resumo Inglês:

Games and classes scripted with game language are increasingly present at the university and are important strategies of enchantment and motivation for a faster and closer to real life learning. For generations accustomed to playing, the language of challenges, rewards, competition and cooperation is attractive and easy to perceive. Collaborative and individual games; competition and collaboration; of strategy, with well-defined stages and skills become increasingly present in the various areas of knowledge and levels of education. In this line of reasoning, this work has as main objective to present the application of a game in classes of the disciplines of Calculus I and Algorithms andComputer Programming of the undergraduate courses in Civil Engineering, Mining and Production, Computer Science and Physics Undergraduate of the Federal University of Goiás -Regional Catalão. The purpose of this research was to analyze if the students feel more motivated to learn in play classes compared to traditional classes adopted in the institution. The students who participated in the surveyanswered questionnaires. The obtained results were analyzed and presented in the form of graphs for a better understanding of the information. Therefore, it was observed that students prefer the classes in higher education are taught by the combination ofboth methodologies: traditional and playful, since one complements the other.



Resumo Espanhol:

Los juegos y las clases con guiones basados en el lenguaje de los juegos (gamificación) están cada vez más presentes en la universidad y son estrategias importantes de encantamiento y motivación para un aprendizaje más rápido y más cercano de la vida real. Para las generaciones acostumbradas a jugar, el lenguaje de los desafíos, recompensas, de competencia y cooperación es atractivo y fácil de entender. Juegos colaborativos e individuales; de competencia y colaboración; de estrategia, con etapas y habilidades bien definidas están cada vez más presentes en diversas áreas del conocimiento y niveles de educación. En esta línea de razonamiento, este trabajo tiene como objetivo principal presentar el empleo de un juego en las clases de las asignaturas de Cálculo I y Algoritmos y Programación de Computadores de pregrado de las carreras de Ingeniería Civil, de Minas y de Producción, Ciencia de la Computación y Física de la Universidad Federal de Goiás - Regional Catalão. El propósito de esta investigación fue analizar si los estudiantes se sienten más motivados para aprender en clases recreativas en comparación con las clases tradicionales adoptadas en la institución. Los estudiantes que participaron en la investigación respondieron cuestionarios. Los resultados obtenidos fueron analizados y presentados en forma de gráficos para una mejor comprensión de las informaciones. Por lo tanto, se observó que estos estudiantes prefieren que las clases de educación superior se enseñen mediante la combinación de ambas metodologías: tradicional y lúdica, ya que una complementa a la otra.