A APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA NO USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM FÍLMICA COMO MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO SABER ESCOLAR

Revista Discurso & imagem Visual em Educação

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Telefone: (83) 8750-8910
ISSN: 2526-0839
Editor Chefe: Erenildo João Carlos
Início Publicação: 11/05/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes

A APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA NO USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM FÍLMICA COMO MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO SABER ESCOLAR

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Felipe Leal Barquete
Autor Correspondente: BARQUETE, Felipe Leal | [email protected]

Palavras-chave: Cultura visual. Imagem fílmica. Mediação do saber escolar.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se propõe a investigar as possibilidades pedagógicas emergentes da apropriação da montagem cinematográfica no contexto educativo. Pretendem-se investigar o enunciado da montagem cinematográfica, seus elementos constituintes, as regras de funcionamento, as principais vertentes teóricas e os modos de construir o discurso fílmico, com o objetivo de identificar, entre os achados, os elementos que indicam as possibilidades de apropriação pedagógica da montagem cinematográfica em práticas educativas críticas e emancipadoras. A análise descritiva empreendida servirá de base para explicitar tais possibilidades a partir da análise de dois filmes de curta-metragem produzidos no contexto do projeto Inventar com a diferença, realizado em 2014. Fruto de uma iniciativa desenvolvida pela UFF, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o projeto consistiu em formar e acompanhar educadores de escolas públicas do país para fazerem trabalhos audiovisuais com estudantes sobre a temática ‘Cinema e Direitos Humanos’.



Resumo Inglês:

This article aims to investigate the emerging pedagogical possibilities of using film editing in the educational context. It’s intended to investigate the statement of film editing, its constituent elements, the operating rules, the main theoretical aspects and ways of building the filmic discourse, in order to identify, among the findings, the elements that indicate the possibilities of the pedagogical appropriation of film editing in critical and emancipatory educational practices. The undertaken descriptive analysis will provide the basis to explicit such possibilities from the analysis of two short-films produced in the context of project Inventar com a Diferença, carried out in 2014. As a result of an initiative developed by the Universidade Federal Fluminense (Fluminense Federal University), in partnership with the Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Secretary for Human Rights of the Republic’s Presidency), the purpose of the project was to train and monitor educators from the country’s public schools to make audiovisual works with students on the theme 'Cinema and Human Rights’.