Arte allusiva: a representação de Medeia na Argonáutica de Apolônio de Rodes e nas Metamorfoses de Ovídio

Classica

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ISSN: 2176-6436
Editor Chefe: Luisa Severo Buarque de Holanda
Início Publicação: 30/06/1988
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Arte allusiva: a representação de Medeia na Argonáutica de Apolônio de Rodes e nas Metamorfoses de Ovídio

Ano: 2016 | Volume: 29 | Número: 2
Autores: Fábio Gerônimo Mota Diniz
Autor Correspondente: F. G. M. Diniz | [email protected]

Palavras-chave: Apolônio de Rodes; Ovídio; Medeia; arte allusiva.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto tem por objetivo analisar a notável influência da aparição da personagem Medeia no poema épico helenístico Argonáutica, de Apolônio de Rodes, especialmente no canto III, sobre a representação da mesma personagem no Livro VII das Metamorfoses de Ovídio. A análise se dará, sobretudo, sob a ótica da chamada arte allusiva, procedimento análogo à moderna intertextualidade, que incide sobre as relações de influência entre as obras clássicas. Partindo da relação existente entre os poetas helenísticos como influência para os escritores romanos, a leitura se desenvolverá, contudo, apenas sobre as perspectivas narrativas e na representação da personagem nos dois poemas, sem investir sobre aspectos da alusão formal no nível expressivo/poético, e trabalhando essas perspectivas em nível interdiscursivo.