Aspectos da filosofia de Immanuel Kant aplicados ao design

Tríades em Revista

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ISSN: 19840071
Editor Chefe: Dra. Vera Lúcia Nojima
Início Publicação: 22/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Aspectos da filosofia de Immanuel Kant aplicados ao design

Ano: 2015 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Josiane Campos , Marina Silva , Rosa Schuch , Richard Sousa , Milton Vieira
Autor Correspondente: Josiane Campos | [email protected]

Palavras-chave: conhecimento, experiência, linguagem visual, design emocional, filosofia de kant, semiotic analysis of film image, production design, digital technology

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo propõe-se a investigar as abordagens filosóficas de Immanuel Kant para entender como o ser humano transforma seus conceitos puros através da experiência sensível. É necessário distinguir o que nasce da essência humana e como essa essência pode ser modificada através da relação experiencial advinda de produtos e promovidas pelo design. O pensamento de Kant afirma que existem dois tipos de conhecimento: os conceitos preexistentes no ser humano, que é o conhecimento puro e independente dos sentidos e anterior ao contato com a experiência, denominado a priori; e o conhecimento caracterizado pelas percepções dos sentidos, a posteriori à experiência humana. Dessa forma, por meio de um apanhado bibliográfico, fez-se uma trajetória de tais conceitos e como eles estão embutidos no design emocional, observando como o design tem o poder de promover experiências e mudar conceitos da essência humana por meio das sensações.



Resumo Inglês:

The study intends to investigate the Immanuel Kant’s philosophical approaches to understand how human beings process their pure concepts through sensory experience. It is necessary to distinguish what is born from the human essence and how that essence can be modified through experiential relationship with products and promoted by Design. The theory of Kant claims that there are two kinds of knowledge: one which is pure that is independent from the senses, inherent to the human being, called a priori; and knowledge characterized by the perceptions of the senses, called a posteriori, after a human experience. Through a bibliographic review was investigated how these concepts and emotional design where interlaced. The aim of this article was understand the power of Design in promoting experiences and changing concepts of the human essence through the appeal of the sensations.