Augusto Rodrigues Duarte: um palhaço entre versos, jornais e jocosidades no Brasil oitocentista

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Augusto Rodrigues Duarte: um palhaço entre versos, jornais e jocosidades no Brasil oitocentista

Ano: 2023 | Volume: 1 | Número: 46
Autores: Daniel de Carvalho Lopes, Ermínia Silva
Autor Correspondente: Daniel de Carvalho Lopes | [email protected]

Palavras-chave: palhaço, comicidade, circo, história

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Entre a vasta produção circense no Brasil do século XIX, a atuação dos palhaços e, portanto, a comicidade tinham presença marcante nos espetáculos. Nesse sentido, este artigo visa apresentar e analisar parte da atuação do palhaço Augusto Rodrigues Duarte, acessar a multiplicidade de suas apresentações e a mistura de expressões e técnicas que ele mobilizou em suas realizações artísticas no diversificado e complexo cenário da comicidade circense do período. Para tanto, realizou-se o levantamento e cruzamento de diferentes fontes, principalmente jornais oitocentistas, que foram consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ). Desse modo, este estudo se dedica à produção profissional de Augusto Rodrigues Duarte, artista pouco conhecido pela bibliografia dedicada ao tema, e a divulgar e ampliar o entendimento da produção da comicidade no século XIX e seus artistas para além de palhaços da época já contemplados com estudos e publicações diversas.



Resumo Inglês:

Among the vast circus production in Brazil in the 19th century, the performance of clowns and, therefore, comicity had a strong presence in the shows. In this sense, this article aims to analyze part of the performance of the clown Augusto Rodrigues Duarte, accessing the multiplicity of his presentations and the mixture of expressions and techniques that he mobilized in his artistic achievements in the diverse and complex scenario of circus comedy of the period. To this end, a survey and cross-referencing of different sources was carried out, mainly 19th century newspapers that were consulted in the Hemeroteca Digital of the National Library (RJ). Thus, this study is dedicated to the professional production of Augusto R. Duarte, an artist little known by the bibliography, and to disseminate and expand the understanding of the production of comicity in the 19th century and its artists, in addition to clowns of the time already contemplated with various studies and publications.



Resumo Espanhol:

Entre la vasta producción circense en Brasil en el siglo XIX, la actuación de payasos y, por lo tanto, la comicidad tenían una fuerte presencia en los espectáculos. En ese sentido, este artículo tiene como objetivo presentar y analizar parte de la actuación del payaso Augusto Rodrigues Duarte, acceder a la multiplicidad de sus presentaciones y la mezcla de expresiones y técnicas que movilizó en sus realizaciones artísticas en el diverso y complejo escenario de la comicidad circense de la época. Para eso, se realizó un levantamiento y cruce de diferentes fuentes, principalmente periódicos del siglo XIX consultados en la Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional (RJ). De esta forma, este estudio se dedica a la producción de Augusto Rodrigues Duarte, artista poco conocido por la bibliografía del tema, y a difundir y ampliar la comprensión de la producción de comicidad en el siglo XIX y sus artistas más allá de los payasos de la época ya contemplados con estudios y publicaciones.