AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DA QUEIMA DE CAROÇOS DE AÇAÍ PRODUZIDOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA.

Revista Eletrônica Amazônia em Foco

Endereço:
Rodovia BR-316, s/n - Km 60
Castanhal / PA
68740-420
Site: http://revista.fcat.edu.br/index.php/path/index
Telefone: (95) 98114-0993
ISSN: 2317-4757
Editor Chefe: Prof. Dr. Davi José de Souza da Silva
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DA QUEIMA DE CAROÇOS DE AÇAÍ PRODUZIDOS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA.

Ano: 2013 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: J. S. Carneiro, B. S.Cavalcante, M. D. B. Silva, R. S. Silva
Autor Correspondente: J. S. Carneiro, B. S.Cavalcante, M. D. B. Silva, R. S. Silva | [email protected]

Palavras-chave: : Caroço de açaí. Agroindústria. Indústrias cerâmicas. Biomassa residual.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho trata-se de um estudo relativo à produção e viabilidade da utilização energética do caroço de açaí, proveniente da agroindústria do município de Castanhal, Estado do Pará. Neste, procurou-se conhecer o volume, disponibilidade e destinação do caroço de açaí produzido no Município, bem como, avaliar a potencialidade de uso como insumo energético para gerar calor nos fornos de indústrias cerâmicas locais, que utilizam combustão de biomassa florestal nos processos produtivos. Foi realizado um levantamento de informações, através da aplicação de questionários junto às indústrias processadoras do fruto açaí, com intuito de averiguar a quantidade de resíduos gerados pelas e a destinação dada aos mesmos, bem como, a aplicabilidade e viabilidade para as indústrias cerâmicas, em nível qualitativo. Os resultados obtidos permitiram sugerir que o caroço de açaí pode ser utilizado em substituição parcial como fonte energia térmica destas industriais e abrem perspectivas de usos em indústrias de pequeno porte. Pôde-se concluir também, que a biomassa residual do açaí se apresenta como uma
potencial alternativa no quesito energia renovável, pois sua aplicação energética traz benefícios tanto econômicos, como sociais e principalmente ambientais.