Características Hematológicas de Juvenis de Tambaqui (Colossoma macropomum cuvier, 1818) Alimentados com Rações Contendo Farinha de Folha de Leucena (Leucaena leucocephala)

Acta Biomedica Brasiliensia

Endereço:
Rua Braulio de souza leite
Mogi mirim / SP
13803-096
Site: http://www.sumarios.org/node/add/revista
Telefone: 19 3806 3339
ISSN: 8
Editor Chefe: Alessandro reis
Início Publicação: 31/08/2016
Periodicidade: Semanal
Área de Estudo: Biologia geral

Características Hematológicas de Juvenis de Tambaqui (Colossoma macropomum cuvier, 1818) Alimentados com Rações Contendo Farinha de Folha de Leucena (Leucaena leucocephala)

Ano: 2014 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: G. P. Junior, M. P. Filho, E. M. Brasil, P. S. Barbosa
Autor Correspondente: G. P. Junior | [email protected]

Palavras-chave: fisiologia, hematologia, nutrição de peixes, piscicultura

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho foi avaliar as características hematológicas de juvenis de tambaqui alimentados com rações contendo farinha de folha de leucena. O estudo foi conduzido seguindo um delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro tratamentos (0%, 8%, 16% e24% de inclusão de farinha de folha de leucena) e três repetições. Foram distribuídos 250 juvenis de tambaqui com peso inicial médio de 41,1 g, em 12caixas plásticas redondas. Após 60 dias de cultivo, seis peixes por tratamento foram capturados e anestesiados para a coleta de sangue da veia caudal e determinação dos parâmetros hematológicos. Os resultados mostraram que a inclusão de farinha de folha de leucena nas rações alterou significativamente (p<0,05)os parâmetros hematológicos (hematócrito, eritrócito, hemoglobina, volume corpuscular médio, concentração de hemoglobina corpuscular média e glicose plasmática) dos peixes nos diferentes tratamentos. A conclusão desta pesquisa é que a inclusão de farinha de folha de leucena em rações para juvenis de tambaqui comprometeu as características hematológicas desta espécie.