Cenário – matéria viva

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Cenário – matéria viva

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 40
Autores: Helder Moreira
Autor Correspondente: Helder Moreira | [email protected]

Palavras-chave: Cenografia, espaço público, arte em contexto

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Cenografia situa-se contemporaneamente num espaço de cruzamento implicado com a artes vivas. Recuperamos o conceito de Adolphe Appia, para uma “Obra de arte viva”, enunciando uma elipse temporal de exploração de uma vertente da arte implicada e relacional. A esta condição de ser “Vivo” na arte, temos hoje de somar um conjunto de significações várias que de alguma forma se relacionam com o nosso campo de trabalho: falo de participação, implicação, cidadania, interação, enunciado numa necessidade de ter voz, tomar partido e arriscar soluções. A exploração dos conceitos de lugar, espaço público de interação e de intervenção enuncia ações artísticas em contexto que importa valorizar e aprofundar.



Resumo Inglês:

Scenography is located at the same time in a space of intersection involved with the living arts. We recovered the concept of Adolphe Appia, for a “Work of living art”, enunciating a temporal ellipse of exploration of an aspect of the implicated and relational art. To this condition of being “alive” in art, today we have to add a set of different meanings that are somehow related to our field of work: I speak of participation, implication, citizenship, interaction, stated in a need to have a voice, take sides and risk solutions. The exploration of the concepts of place, public space for interaction and intervention enunciates artistic actions in a context that is important to value and deepen.



Resumo Espanhol:

La Escenografía se ubica contemporáneamente en un espacio de intersección relacionado con las artes vivas. Recuperamos el concepto de Adolphe Appia, para una “Obra de arte vivo”, enunciando una elipse temporal de exploración de un aspecto del arte implicado y relacional. A esta condición de estar “vivo” en el arte, hay hoy que sumarle un conjunto de diferentes significados que de alguna manera se relacionan con nuestro campo de trabajo: hablo de participación, implicación, ciudadanía, interacción, planteado en una necesidad de tener voz, tomar partido y arriesgar soluciones. La exploración de los conceptos de lugar, espacio público de interacción e intervención enuncia acciones artísticas en un contexto que es importante valorar y profundizar.