O presente trabalho tem como objetivo construir uma reflexão e entendimento acerca do teatro como terapêutica do homem ao longo da história e na contemporaneidade, até chegar à Psicotea, instrumento apresentado como perspectiva de vanguarda para o desenvolvimento do ser humano. Para tanto, inicialmente realizamos um levantamento histórico, buscando apresentar aspectos do emprego da dramatização, do teatro, com finalidades terapêuticas e de desenvolvimento humano. A discussão histórica, parte da Antiguidade para chegar à s práticas terapêuticas atuadas através ou com o auxÃlio da dramatização desenvolvidas nas últimas décadas. Este levantamento faz-se relevante, pois fornece um panorama sobre como nasceram e se desenvolveram algumas teorias que hoje sustentam várias dessas práticas. Posteriormente, passamos a apresentar a Psicotea, instrumento de intervenção da Escola Ontopsicológica. A discussão permite-nos verificar que a Psicotea, inscreve-se enquanto uma perspectiva que não só resgata os valores históricos e clássicos do teatro, mas se posiciona como uma visão contemporânea de vanguarda, capaz de oferecer um ferramental teórico e metodológico que possibilita um teatro em condições de refletir a realidade das dinâmicas humanas, tornando-se assim, uma alternativa a fim de dar o protagonismo aos valores mais profundos do ser humano.
This paper aims to build a reflection and understanding of theater as therapy of man throughout history and in contemporary times, until the Psicotea instrument presented as avant-garde approach to the development of human beings. To do so, initially carried out a historical survey, seeking to present aspects of the use of drama, theater, for therapeutic and human development. The historical discussion, part of the ancient world to reach the therapeutic practices actuated through or with the help of drama developed in recent decades. This survey is to be relevant because it provides an overview of how born and developed some theories hold that today many of these practices. Subsequently, we present a Psicotea intervention instrument Ontopsychology School. The discussion allowsus to verify that the Psicotea fits as a perspective that not only rescues the historical values and classical theater, but has positioned itself as an avant-garde contemporary vision, able to offer a theoretical and methodological tools that enables a theater able to reflect the reality of human dynamics, making it an alternative to give prominence to the deepest values of human beings.