Construção e validação do instrumento de coleta de dados para a assistência de enfermagem no atendimento pré-hospitalar móvel avançado a vítimas de trauma

Rev Rene

Endereço:
Rua Alexandre Baraúna - Rodolfo Teófilo
Fortaleza / CE
60430-160
Site: http://periodicos.ufc.br/rene
Telefone: (85) 3366-8453
ISSN: 2175-6783
Editor Chefe: Ana Fatima Carvalho Fernandes
Início Publicação: 10/01/2000
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Ciências da Saúde

Construção e validação do instrumento de coleta de dados para a assistência de enfermagem no atendimento pré-hospitalar móvel avançado a vítimas de trauma

Ano: 2005 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: R. M. Z. Cyrillo, M. C. B. Dalri, J. A. Cristina
Autor Correspondente: M. C. B. Dalri | [email protected]

Palavras-chave: Instrumento de coleta, Socorro de urgência, Enfermagem em emergência, Teoria de enfermagem, Enfermagem, Modelos de enfermagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A falta de referências para o processo de enfermagem a vítimas de trauma no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel Avançado nos motivou a construção de um instrumento de coleta de dados como fase inicial do processo de enfermagem. Utilizamos o modelo conceitual de Horta e o método mnemônico do ATLZ para hierarquizar as prioridades de assistência. A construção do instrumento foi em formulário check-list, a ser aplicado em banco de dados, no programa Microsoft Acess. A validação deste instrumento foi realizada por especialistas na área e após análise algumas alterações foram sugeridas e realizadas adequando-o para utilização prática. Esperamos dar condições de documentar e qualificar a assistência de enfermagem e conduzir os enfermeiros à identidade e o respeito profissional.



Resumo Inglês:

The lack of references to the nursing process to trauma victims during Pre-hospital Mobile Assistance motivated us to construct a data collection instrument as an initial step in the nursing process. We used Horta’s conceptual model and the mnemonic method of ATLS to rank care priorities. The instrument was constructed as a check-list form, to be applied in a Microsoft Access database. Validation was realized by specialists in this area and, after analysis, some changes were suggested and carried out to adapt the instrument to practical use. We hope to offer the conditions to document and qualify nursing care and to lead nurses towards professional identity and respect.