A contribuição de Rubem Alves para o estudo da teologia na arte sequencial: anotações de um fragmento de mosaico misturadas com biografia

Reflexus

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ISSN: 2358-4874
Editor Chefe: José Adriano Filho
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A contribuição de Rubem Alves para o estudo da teologia na arte sequencial: anotações de um fragmento de mosaico misturadas com biografia

Ano: 2014 | Volume: 8 | Número: 12
Autores: Iuri Andréas Reblin
Autor Correspondente: Reblin, Iuri Andréas | [email protected]

Palavras-chave: Rubem Alves, Estudos Culturais, Teologia do Cotidiano, Arte Sequencial, Cultura Pop.

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A contribuição de Rubem Alves para o estudo da teologia na arte sequencial: anotações de um fragmento de mosaico misturadas com biografia

Iuri Andréas Reblin

 

Resumo

 

O estudo apresenta duas ideias cruciais de Rubem Alves para o estudo teológico dos bens artístico-culturais da cultura pop: as estórias como invocações da vida e a teologia como atividade inerente ao ser humano. A primeira ideia remete à centralidade da narrativa no processo de constituição do mundo humano e na manutenção e contínua reinvenção deste, influindo na própria identidade do ser humano, em sua interpretação do mundo e das relações, na partilha de um universo simbólico-cultural, enfim, em sua própria biografia. A segunda ideia remete à atividade teológica enquanto faculdade inerente ao ser humano. Nessa perspectiva, Rubem Alves amplia a compreensão de teologia – usualmente entendida como estudo (acadêmico) sobre a divindade, para a dimensão humana existencial profunda da busca por sentido. Ao final, o texto reitera a importância do pensamento de Rubem Alves para a teologia e seu papel particular nos estudos dos bens artístico-culturais da cultura pop.



Resumo Inglês:

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Capa > v. 8, n. 12 (2014) > Reblin

A contribuição de Rubem Alves para o estudo da teologia na arte sequencial: anotações de um fragmento de mosaico misturadas com biografia

Iuri Andréas Reblin

The study presents Rubem Alves’ two central ideas for the theological study of artistic cultural goods of pop culture: stories as invocation of life and theology as an inherent activity of human being. The first idea refers to the centrality of storytelling in the creation process of the human symbolic world, its maintenance and its continuous reinvention, influencing in human’s identity, their interpretation of the world and the relations in it, the sharing of a symbolic cultural universe, finally, his own biography. The second idea refers to the theological activity while a faculty inherent to the human being. In this perspective, Rubem Alves expands his understanding of theology – usually understood as (academic) study on the deity, to a deeper existential human dimension of the seek for meaning. At the end, the text reiterates the importance of Rubem Alves’ thought to theology and his particular role in the study of artistic cultural goods of pop culture.