CONTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE ESTIMATIVAS DE CUSTOS (PMBOK) PARA A GESTÃO NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DE ITAPIPOCA-CE.

Revista de Gestão Finanças e Contabilidade

Endereço:
Rodovia Lomanto Júnior, BR 407 - Km 127 - Campus Universitário
Senhor do Bonfim / BA
48.9700000
Site: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ
Telefone: (74)3541-8916
ISSN: 2238-5320
Editor Chefe: Maria de Fátima Araújo Frazão
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Contábeis

CONTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE ESTIMATIVAS DE CUSTOS (PMBOK) PARA A GESTÃO NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DE ITAPIPOCA-CE.

Ano: 2012 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Helena Mara Oliveira Lima, Hugo Macário Brito Pinheiro, Kércia Maria Sá Morais, Marcia Morais de Melo, Raimundo Aguiar de Melo
Autor Correspondente: Raimundo Aguiar de Melo | [email protected]

Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos, Estimativas de Custos, Desenvolvimento Territorial

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho tem como principal objetivo identificar a contribuição do processo de estimativas de custos (PMBOK) para a gestão do projeto de Desenvolvimento Integrado do Território da Cidadania de Itapipoca – CE. Essa pesquisa de abordagem qualitativa classifica-se como do tipo exploratório-descritivo e quanto aos procedimentos o trabalho ajusta-se às concepções de um estudo de caso. O referencial teórico que embasa a presente pesquisa consiste na abordagem conceitual da estimativa de custos do Project Management Body of Knowledge – PMBOK que contempla as entradas, ferramentas e técnicas e por fim as saídas das estimativas. Em seguida contextualiza-se o projeto de desenvolvimento integrado do território da cidadania de Itapipoca-Ce que consiste numa estratégia do Governo Federal para estimular o desenvolvimento sustentável através de políticas públicas territoriais, onde o SEBRAE participa como parceiro estimulando as cadeias produtivas da agricultura familiar e das micro e pequenas empresas. Por fim apresenta-se a prática de estimativa de custos utilizada no supracitado projeto trabalhado pelo SEBRAE unidade de Sobral o que permite concluir que a ferramenta de estimativa análoga descrita no guia PMBOK contribui para o processo de estimativa de custos do projeto objeto de estudo neste trabalho, desenvolvido pelo SEBRAE/CE, fornecendo subsídios para a elaboração do orçamento garantindo recursos suficientes para a realização de todas as ações planejadas.