Este ensaio tem por objetivo mostrar ao leitor os expedientes pós-modernos utilizados para revigorar a tradição do cordel, abordando a pós-modernidade a partir de uma perspectiva interdisciplinar que abarque música e literatura, mostrando com ambas andam juntas dentro do contexto cultural brasileiro, e como são capazes de revigorar uma à outra. Utilizou-se para tanto, as teorias advindas dos estudos de Ariano Suassuna (1974), Walter Ong (1998), Paul Zumthor (2000), e Ana Paula Campos Lima (2005). Através de conceitos como hibridismo, palimpsesto e bricolagem, procuramos explicar o caráter contemporâneo da poesia de cordel e da música nordestina feitas em nossos dias.
This paper aims to analyse the different uses of post-modern tools in the building of new cultural significances, and new cultural experiences in the fields of music and popular poetry. Through theories and concepts such as hybridism, palimpsest and bricolage, the author searchs to show the reader, the contemporary aspects of popular poetry (string literature) and popular music made in the northeast Brazil nowadays. For such goal, the author utilizes the theoric basis of contemporary studies by Ong (1998), Zumthor (2000), Suassuna (1974) and Lima (2005).